Ao inaugurar a nova sede do Procon/TO, nesta segunda-feria, 11, o governador Marcelo Miranda destacou que a instituição vai mais além do que um órgão fiscalizador e que  tem um papel fundamental no desenvolvimento social uma vez que também leva conhecimento que subisidia o cidadão nas  aquisições de bens e serviços e o auxilia na relações entre consumidor e fornecedor.

Para Marcelo Miranda, o Procon/TO desempenha bem seu papel  porque as pessoas trabalham de forma integrada com foco em um único resultado que é  dispensar à sociedade o devido atendimento.“Quero parabenizar a todos os servidores, na pessoa do superintendente Nelito Vieira Cavalcante que tem entendido o projeto do governo e trabalhado com compromisso para que possamos assegurar  ao povo tocantinense a cidadania que ele merece”, agradeceu.  

O secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Glauber de Oliveira Santos  também destacou a importância do Procon/TO para asseguerar os direitos do cidadão. “A qualidade daquilo que o consumidor adquire é um direito básico, por isso é muito importante que o Procon esteja  bem preparado, com servidores bem acomodados em instalações dignas e modernas e, sobretudo, atuantes no atendimento daqueles que nos procuram”, considerou, acrescentando que as instalações do Procon em área mais central facilitará o acesso  a maioria da população. 

“A nova sede do Procon/TO entregue pelo govenador Marcelo Miranda é mais uma demonstração de respeito e dedicação ao cidadão tocantinense que passa,  a partir de agora, a ser atendido em um espaço mais amplo e confortável.  Instalações estas que possibilitarão também a nós servidores públicos, pontencializar ainda mais esse atendimento”. Além desse reconhecimento, o superietentende do Procon/TO, Nelito Vieira Cavalcante também destacou que as novas instalações vão garantir mais acessibilidade ao público.

Para o gestor do Procon/TO, a instalação de elevador e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e ou pessoas idosas não é um serviço adicional, mas é um dever de assegurar, por completo, os direitos do cidadão na condição em que ele se encontra. “A insuficiência desses serviços me intrigava ao  ponto de se tornar impertinente para que outro espaço fosse providenciado”, comentou.

Reconhecimento

Ao se referir ao novo gestor da Secretaria de Estado da Cidadania e Justica (Seciju), Glauber de Oliveria Santos, Nelito ressaltou  seu contentamento bem como de todos os servidores do Procon com a indicação e, na oportunidade, destacou a  sensibilidade do governdor Marcelo Miranda em perceber que o perfil do atual gestor se coaduna com as demandas da Seciju.  

Aos servidores, o superintendente do Procon/TO, mais uma vez, trouxe uma palavra de gratidão destacando o trabalho e empenho da diretoria, assessorias, gerências e  dos demais  servidores que mesmo  em tempos difíceis sempre lançam mão da eficiência. “São verdadeiros escrutinadores dos direitos dos consumidores promovendo, frente às demandas, uma relação de equilíbrio  entre consumidor e fornecedor. Obrigado a todos pelo esforço em cumprir com o dever, que é servir bem o cidadão.

Números

Para concluir o gestor do Procon apontou alguns números relativos às atividades do órgão  em 2017, dentre ele o número de atendimento que chegou a marca de quase   37.500 e agendamento de cerca de 7.500 audiências conciliatórias.

O setor jurídico com atividades distribuídas nos núcleos de palmas, araguaína, gurupi e porto nacional, realizou 7.347 atos entre despachos e julgamentos, distribuidos para 27 julgadores.

Na gerência de educação para o consumo as  ações de orientação à população em escolas, empresas e  outros segmentos, por meio de palestras e blitze educativas alcançaram um total de 6.330  pessoas. dentre outras ações, o projeto “procon nas praias”, levou informação e conhecimento aos turistas,  consumidores e fornecedores em 13 municípios e realizou visitas em mais de 180 estabelecimentos comerciais.

E durante o trabalho de fiscalização, foram apreendidas  mais de 20 mil e 500  itens. Mercadorias impróprias para o consumo, tais como: produtos fora do prazo de validade, embalagens adulteradas, amassadas, enferrujadas, dentre outros. Nos postos de combustíveis e depósitos de gás de cozinha foram realizadas mais de 200 notificações, lavrados quase  400 autos de infração e executado  monitoramento de preços em mais de 2.600 estabelecimentos entre supermercados, postos de combustível, bancos, escolas e  açougues.

Também estiveram presentes na solenidade, secretários, presidentes de autarquias, outros represetnates dos três poderes bem como populares. 

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