Os governinstas anunciam nos bastidores que Siqueira Campos retorna hoje ao Estado. Dizem que é grande a expectativa. Há notinhas em portais, blogs e jornais. Logo, logo, as redes as amplificam. É daquelas situações forçadas as informações repassadas no “off”. E por que? Ora, “off” do Palácio tem nome e sobrenome, afinal assessores de Siqueira só revelam o que Siqueira determina ou autoriza.  Digo forçada, porque não há expectativa nenhuma quanto ao retorno de Siqueira em plena terça-feira de carnaval. Comércio está fechado, políticos sambando nas suas bases, repartições públicas e bancos com as portas cerradas, expectativa onde? A não ser que algum bloco o esteja aguardando para comissão de frente, o que é improvável.

Os palacianos, com o anúncio da expectativa, aproveitam para, de quebra, retornar com a velha cantilena: Siqueira pode anunciar candidatura ao governo com Eduardo no Senado. É uma dessas piadas de salão. 1) Eduardo para se candidatar, Siqueira tem que renunciar até o próximo o início de abril (seis meses antes das eleições do dia 5 de outubro); 2) Siqueira para não renunciar ao cargo terá que renunciar, já no seu outono e com as ferramentas do poder de que dispõe atualmente, o sonho de ver o filho governador, não há outra chance mais próxima; 3) Siqueira e Eduardo numa chapa, Senado e Governo ou vice-versa, a oposição não necessita nem mesmo ir ao palanque. Seria o carimbo que restava, a pá de cal, para a afirmação de uma oligarquia na administração pública e política do Estado.Seria a oficialização do que já existe na prática, não haveria mais dúvidas qualquer na população hoje ainda, por falta de informações, insegura quanto a isso.  Siqueira e Eduardo não estão jogando pedra na lua. Muito pelo contrário. E as pesquisas e os maqueteiros estão aí mesmo!

Mais grave ainda: como fundada em um núcleo familiar, essa oligarquia seria tal o regime monárquico, dado que o poder seria hereditário, passando de pai para filho. O Brasil, lembrem-se, desde 1.889  é  uma República Federativa. Os brasileiros, por sinal, convêm não esquecer, foram às urnas em 1.993 para decidir se continuava com o regime de governo republicano ou retornava à monarquia. E também se presidencialista ou parlamentarista.
O regime republicano ganhou de lavada com 44 milhões de votos (86,6%) contra 6,8 milhões (13,4%) dos que queriam a volta da monarquia.

Somos uma República, portanto, um sistema de governo cujo poder emana do povo, em oposição à monarquia, cujo poder é hereditário. O sistema presidencialista também saiu ganhando no plebiscito com 37 milhões de votos (69,2%) contra 16,5 milhões do sistema parlamentar (30,8%). Ou seja, nenhum candidato gostaria de enfrentar um debate do assunto nestes termos em uma campanha eleitoral.

Detalhe que empresta alguma lógica no anúncio da chapa Siqueira – Eduardo e na amplificação de uma expectativa quanto ao retorno do Governador ao Estado. Ela é reafirmada no mesmo dia em que o ex-secretário completa aniversário, 4 de março. E um dia após o Portal CT, do jornalista Cleber Toledo, estampar a existência de um PR anti-siqueirista disposto a enfrentá-lo com armas de que possui e com o conhecimento que têm de suas entranhas. Diante do exposto, só falta reunirem-se no último dia de carnaval secretários no hall de entrada do Palácio para recepcionar  o Chefe do Executivo, cantar o happy birthday to you!! para o ex-secretário e pré-candidato ao governo
 e jogar mais lenha no fogo de tamanha estultice. Algo que acredito, por razões lógicas, em condições normais, nenhum pre-candidato com razoável conhecimento o alimentaria. A não ser que tenha sido engolido por uma  vaidade erguida pelo próprio arbítrio incontestado, ainda que desgarrado da história.

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...