Caros, o que você está vendo aí em cima é um crime. Uma pesquisa eleitoral está sendo distribuída na cidade. É um panfleto apócrifo e como não segue o que determina a legislação, é uma pesquisa ilegal, um ato criminoso até.

Como escrevi no post anterior, há um movimento em curso rasteiro de distribuir panfletos apócrifos. Não respeitaram seguer o velório do ex-prefeito Clayton Maia ontem, distribuindo panfletos contra adversários do Palácio Araguaia no momento e no mesmo local em que amigos e familiares que perderam um ex-prefeito e seu filho num trágico acidente choravam seus mortos. Foram anotadas as placas do veículo que carregava o crime e já se sabe o nome do responsável pela distribuição.

Hoje se vê essa pesquisa que, percebe-se,  sem registro no Tribunal Regional Eleitoral, sem CPF/CGC, gráfica responsável e assinada por um instituto de pesquisa desconhecido, sem endereço, proprietário, nada. Um panfleto criminoso. Nele se nota o ex-secretário Eduardo Siqueira Campos empatado tecnicamente com o ex-governador Marcelo Miranda, na pesquisa espontânea. São apenas três pontos percentuais de diferença, na verdade um empate técnico.

Na direcionada, a diferença é de menos de oito pontos percentuais. Para se ter uma idéia do que isto significa, Eduardo Siqueira é o candidato do governo.

Há pouco mais de um mês, Pesquisa CNI/Ibope registrou que 59% da população do Estado rejeitam a administração de Siqueira Campos. Mais: 58% não confiam na atual gestão. Pela pesquisa, o eleitor vê o Estado como terra arrasada. No entanto, o candidato do governo está empatado com o ex-governador  que, na última pesquisa formal de intenção de votos tinha 38% contra 8% de Eduardo? Só mesmo no rabo de um cometa.

Mas não é esse o ponto.  Não se está aqui acusando o governo disso. Mas não resta dúvida que a “coisa”  estabelecida, a priori,  o beneficia e ações deste tipo não são resultado de uma inércia. Há algo que as impulsionam. Se não têm origem no governo, que o seu pré-candidato venha a público repudiar o delito que, se não o beneficia, com efeito o estaria prejudicando.


O que interessa observar  são os métodos que já se emprega. O candidato do governo pode muito bem inverter o jogo. O que não se pode é permitir regras heterodoxas de disputa e a oposição à legislação eleitoral. É necessário que a Policia Federal entre nesta história e a Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral exerçam o seu papel fundamental na preservação de princípios democráticos que estão sendo contrariados voluntária e sistematicamente como se observássemos  uma terra sem lei. Um espaço dominado por foras da lei.

PS: Enquanto isso, reportagem da TV Anhanguera/Globo mostrava no horário de almoço desta mesma terça o desespero de uma família com um filho portador de leucemia e que padecia da falta de remédio contra a doença no Hospital Geral de Palmas. E a Secretaria de Saúde repetindo a cínica informação de que estaria providenciando o medicamento, há dez dias as criança está sem o remédio, um acinte ainda mais com portadores de leucemia cujo tratamento não pode sofrer solução de continuidade. Os pais procuraram a justiça para obter o direito de manter o filho vivo. Uma indecência e imoralidade sob qualquer ponto de vista que se observe. O descaso é imoral. Como os métodos que já se observa na pre-campanha eleitoral a partir, pelo que se percebe, da mesma origem do vício.

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...