Formar uma Subcomissão Especial para acompanhar as ações relacionadas às obras dos segmentos não pavimentados das rodovias federais BR-242 e BR-235. Esse é o objetivo do Requerimento n° 5/2015, de autoria do deputado federal Vicentinho Júnior (PSB-TO), aprovado nesta quarta-feira (18) na Comissão de Viação e Transportes da Câmara. De acordo com o texto, estas rodovias possuem diversos trechos sem pavimentação ou ainda por construir.

A BR-242, por exemplo, é uma rodovia transversal que tem início no município de Maragogipe (BA) e o final na cidade de Sorriso (MT). Além da Bahia e do Mato Grosso, passa também pelo estado de Tocantins (TO), ao longo da sua extensão total de 2.353 km.

Além disso, o Sistema Nacional de Viação (SNV) de 2014 aponta que a BR possui 1.300 km de rodovia pavimentada; 348,4 km em obras de pavimentação; 94,4 km foram implantados; e 610,2 km de rodovia planejada. Atualmente estão em obras de pavimentação 53,1 km no estado da Bahia, 144,2 km no Tocantins e 151,1 km em Mato Grosso.

Segundo Vicentinho, após a conclusão das obras na rodovia, o município de Gurupi (TO) terá uma ligação direta com a cidade de Salvador, o que totalizará uma extensão aproximada de 1.363 km. "Isso possibilitará o escoamento da produção agrícola da região sul do Tocantins para a Bahia", explicou.

Outro ponto importante lembrado pelo parlamentar é um subtrecho da estrada que liga a BR-153 ao Porto Piauí, que atravessa o município tocantinense de Formoso do Araguaia. "Nesta localidade, foi desenvolvido o Projeto Rio Formoso, que consiste no maior projeto de irrigação em área contínua do mundo. Trata-se de uma das regiões mais produtivas do estado, onde são cultivadas variedades como arroz, soja e melancia", contou.

Já a BR-235, com 2.258 km, tem início na capital de Sergipe (SE), Aracajú, passa por estados como Bahia, Pernambuco (PE), Piauí (PI), Maranhão (MA), Tocantins, e termina no Pará (PA), no município de Novo Progresso.

Também observado pelo SNV, a rodovia possui 575,5 km de extensão pavimentada; 409,6 km em obras de pavimentação; 171,6 km foram implantados; 167,2 km em leito natural; 2,7 km em travessia por meio de balsas; e 931,7 km de rodovia planejada.  Na atualidade, estão em obras de pavimentação 352,2 km desta rodovia na Bahia, entre a divisa do estado com Sergipe e a cidade de Petrolina (PE); e 130,2 km no Piauí.

Segundo o socialista, a conclusão das obras na BR-235 nos estados da Bahia e do Piauí não possibilitará, por enquanto, a ligação entre as unidades federativas por meio desta rodovia, pois existem segmentos não pavimentados cujas obras não iniciaram. "Esta situação também pode ser observada em outros estados, como é o caso da BR-235 no estado do Tocantins, onde existem apenas pequenos segmentos pavimentados, que impossibilitam a ligação com os estados do Maranhã e do Pará", disse.

No entanto, Vicentinho ressaltou que no Tocantins a BR-235 é uma antiga reivindicação da população local, devido à importância da obra para o desenvolvimento dos municípios deste estado, assim como dos estados vizinhos. "Eles são carentes de rodovias pavimentadas, o que traz dificuldade de acesso e se torna um entrave ao desenvolvimento de qualquer atividade econômica rentável."

Essa obra proporcionaria, de acordo com o parlamentar, uma série de benefícios ao País, entre eles: alavancar o processo da região dos estados do Tocantins, Pará, Piauí e Maranhão através do fortalecimento da infraestrutura rodoviária; criar rota segura para o escoamento da produção regional; reduzir o custo e o tempo de transporte; e dinamizar os potenciais econômico e social dos municípios com aumento da oferta de emprego e crescimentos das atividades comerciais e de prestação de serviços.

 

Com tantos benefícios, o acompanhamento das obras de construção dos segmentos não pavimentados das BRs é necessário para o País, segundo Vicentinho, em virtude da importância deste corredor rodoviário, tanto para o desenvolvimento das regiões atravessadas como para a economia nacional.  

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