O mercado da carne bovina ganha novo impulso no Tocantins com a instalação de mais uma unidade frigorífica, filiada ao maior processador mundial de carnes - o Grupo JBS. O governador Marcelo Miranda participou da inauguração do empreendimento, realizada na manha deste sábado, 28, em Araguaína, a 390 quilômetros de Palmas, região Norte do Tocantins. Na ocasião, o chefe do Executivo esteve acompanhado de deputados federais e estaduais, titulares de pastas no Governo e demais autoridades municipais.

Com o início das atividades previsto para a próxima segunda-feira, 02, o frigorífico vai gerar 600 empregos diretos, outros três mil indiretos e a capacidade de abater 700 cabeças de gado por dia, tornando-se um importante centro de distribuição de carne para toda a região Norte-Nordeste do País, como também para a Ásia e demais países estrangeiros.

De acordo com o governador Marcelo Miranda, a chegada do grupo JBS ao Tocantins se deu por meio de uma reunião realizada nos primeiros dias de sua gestão, onde foi firmada parceria, com o incentivo por parte do Governo do Estado na instalação da unidade frigorífica de Araguaína. “Toda a nossa equipe não mediu esforços na concretização deste grande empreendimento. Nós estamos trabalhando incansavelmente para impulsionar o crescimento econômico do nosso Estado. É isso que estamos fazendo”, ressaltou.

Sobre o Frigorifico-O empreendimento deve movimentar o mercado da carne bovina na região, com investimentos que passam de R$ 25 milhões.  Com capacidade para realizar cerca de 21 mil abates por mês, o frigorífico faz parte de uma antiga aquisição do grupo JBS em Araguaína, cuja unidade estava fora de operação. De acordo com o presidente da divisão de carnes do grupo JBS, Renato Costa, após os investimentos na estrutura e o apoio do governador Marcelo Miranda, o Grupo pode celebrar a inauguração de sua primeira unidade frigorífica no Estado. “O Tocantins possui uma localização estratégica e estrutura logística muito boa, além de integrar uma posição importante no cenário da pecuária no Brasil. Era imprescindível a presença do grupo JBS no Estado”, afirmou.

Para  Roberto Paulino, presidente do Sindicato Rural de Araguaína, o município possui cerca de mil pecuaristas e conta com um rebanho bovino de aproximadamente 450 mil cabeças de gado. De acordo com o presidente, a chegada do grupo JBS fortalece ainda mais o segmento na região, como também nos estados vizinhos. “Nosso rebanho já possui reconhecimento pela qualidade. Com a chegada do grupo JBS nós teremos mais facilidade na comercialização da carne de qualidade, inclusive na exportação para o comércio exterior”, assegurou.

Novos empregos-O trabalhador Joaquim Araújo Nascimento era operário em um frigorífico do grupo JBS em Goiânia (GO), mas a sua família ainda permanece no Tocantins. Com a notícia do novo empreendimento em sua terra natal, ele aproveitou a oportunidade da abertura da unidade em Araguaína e solicitou o deslocamento para a cidade onde sua família vive. “Logo que fiquei sabendo da abertura do frigorífico eu já procurei meus superiores e solicitei o deslocamento. Então participei de treinamentos lá em Goiânia e também aqui em Araguaína. Na próxima semana já começo a trabalhar”, afirma. Quem também está de novo emprego é o auxiliar de produção em abate, Valdinei Costa Ferreira. Vivendo na informalidade a quase dois anos, ele entregou curriculum no administrativo da unidade em Araguaína e imediatamente foi convocado. “Agora tenho um emprego com carteira assinada e a garantia de todos os benefícios sociais”, afirmou.Atualmente o Tocantins lidera o 11º lugar no ranking conta com um rebanho de mais de 8 milhões de cabeça de gado, o que se reverte em números e aquece a economia, gerando renda, mais empregos e novos postos de trabalho. Os principais mercados consumidores são: Rússia, Venezuela, Egito, Irã, entre outros. (Secom)

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...