Uma comitiva de policiais militares da Polícia Militar do Tocantins recepcionou na tarde desta quarta-feira, 2, os tripulantes do helicóptero da Segurança Pública do estado do Pará, que foi cedido para auxiliar nas buscas aos criminosos do assalto ao Banco do Brasil e atentado ao quartel da PM, em Araguatins, nesta terça-feira, 1°. O apoio do helicóptero na ação decorreu da interação da PMTO com a Polícia Militar do estado do Pará (PMPA).

O comandante geral da PMTO, coronel Glauber de Oliveira Santos e o comandante da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), major Abner Alves Martins, fizeram parte da comitiva.

A tripulação é composta pelo capitão André Icasate e mais três tripulantes. Segundo  o piloto, capitão Icasate, o helicóptero irá realizar diligências aéreas  em busca dos criminosos. 

O comandante geral da PMTO, coronel Glauber de Oliveira Santos, agradeceu o apoio. “Agradecemos a disposição da PMPA, em especial do comandante geral, coronel Roberto Luiz de Freitas Campos, em auxiliar na  localização dos criminosos, somando esforços aos valorosos militares da PMTO, que desde a noite anterior estão empenhados no cumprimento da missão”, destacou.

ENTENDA-  Na noite de terça-feira, 1º de março, na cidade de Araguatins, localizada na região do Bico do Papagaio, a Polícia Militar do Tocantins (PM/TO) enfrentou a ação delinquente de cerca de trinta criminosos armados, que atentaram contra o quartel da PM na cidade e explodiram a agência do Banco do Brasil do município. O bando realizou uma ação simultânea, uma parte se dirigiu ao banco, onde explodiu os caixas eletrônicos do local, danificando toda a estrutura do prédio e de alguns estabelecimentos comerciais no entorno. A outra parte do bando bloqueou a unidade da PM na cidade, utilizando uma carreta e dois caminhões. Os criminosos tentaram invadir o quartel, mas foram surpreendidos por uma ação rápida dos policiais militares de serviço no local, com o apoio de equipes de viaturas do serviço ordinário, que entraram pelos fundos do quartel e assim evitaram que ele fosse invadido.

Na ação criminosa, os bandidos chegaram a utilizar uma granada, que danificou a estrutura da entrada na unidade militar, além de armamento de grosso calibre. Os policiais militares que atuaram na ocorrência responderam prontamente a ação e não mediram esforços para cessar o ato criminoso. Um militar foi ferido, com um tiro que atingiu o colete, seu estado de saúde é estável. Civis foram feitos como reféns, e segundo informações, todos foram libertados, sendo que um foi ferido e encontra-se hospitalizado em Araguatins. A quantia levada da agência bancária pelos criminosos ainda não foi calculada.

Depois de se depararem com a rápida resposta dos policiais militares da cidade, o bando fugiu por via aquática e terrestre. Um novo confronto ocorreu a aproximadamente 15 km da cidade de Araguatins, em uma estrada de chão conhecida como “Estrada do Centro do Barreto”, que dá acesso à cidade de Axixá e também à Rodovia BR 230. Uma parte dos bandidos se deparou com uma viatura que vinha da cidade de Augustinópolis, momento em que ocorreu troca de tiros e três policiais foram feridos, mas sem gravidade.

Os criminosos fugiram do local. Uma estratégia de reação foi rapidamente definida pela Polícia Militar, que conta com várias equipes de policiais militares no terreno, a fim de capturar os envolvidos nessa ação criminosa. Reforço das Unidades da PM da região de Araguaína e Tocantinópolis já estão no local. Policiais militares das Unidades especializadas, Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) e Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Palmas também foram deslocados para auxiliar nas buscas. Essas ações acontecem sem prejuízo do serviço ordinário nas demais cidades. (com informações da Policia Militar)

 

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...