Ao lado da presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), senadora Kátia Abreu, 29 presidentes de sindicatos rurais do estado visitaram nesta quinta-feira (19) a Embrapa Cerrados. Eles conheceram as linhas de pesquisa desenvolvidas pela unidade que visam a aprimorar a agropecuária no bioma.

Os dirigentes assistiram à palestra do chefe da Embrapa Cerrados, Cláudio Takao Karia, sobre as tecnologias produzidas pela empresa nos últimos 40 anos que tornaram possível a agricultura e a pecuária no cerrado e no Tocantins.

"Nós estudamos o regime de chuvas da região, diagnosticamos as plantas nativas, fizemos a caracterização do solo, o zoneamento climático, entre outros estudos, para que hoje esse bioma pudesse ser referência em produtividade no mundo", afirmou o pesquisador.

Kátia Abreu lembrou que, antes de a Embrapa desenvolver espécies especificas para a região, os produtores locais importam sementes. "A ocupação do centro e de parte do norte do país se deve à esses estudos desenvolvidos pela Embrapa, que impulsionaram de forma definitiva nossa agropecuária", comentou a senadora.

O grupo fez visitas de campo, onde conheceu o programa de melhoramento genético de mandioca e o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).


A EMBRAPACERRADOS:

A Embrapa Cerrados é uma das 47 unidades da Embrapa. Foi criada em 1975 com o desafio de viabilizar a produção agrícola no Cerrado brasileiro, com foco no desenvolvimento sustentável. Atua em atividades de pesquisa e desenvolvimento que buscam ampliar o conhecimento, a preservação e a utilização racional dos recursos naturais do bioma.

Ao longo de sua existência, a Embrapa Cerrados desenvolveu diversas tecnologias que contribuíram para transformar a região numa das maiores fronteiras agrícolas do mundo e referência internacional em produtividade.

Assessoria de comunicação Sistema FAET/SENAR

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...