Confirmada a indicação do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, para a presidência da comissão provisória do PR no Estado. Poder-se-ia considerar como previsível,tanto por parte dos governistas como da oposição,  produto de uma causalidade quase mecânica diante da atuação das forças políticas mobilizadas para transformar a previsão em fato concreto, como se deu,  o que emprestaria ao raciocínio antecipado da previsão, pelas parte envolvidas (oposição não acreditando, imóvel e situação colocando fé e se mexendo) um ato prático de conhecimento e não mais  uma abstração. Resumo: o governo jogou a oposição na lona.

Fala-se nos bastidores políticos no envolvimento de cifras na casa dos dois dígitos de milhões de reais e participação de conhecidos empresários do ramo imobiliário/empreiteiro no convencimento da direção nacional do partido. Nada inusitado. Lembro-me que na metade dos anos 90 o PV foi rifado no Estado em troca de contratos/convênios e até locação de veículos com o consórcio construtor da UHE Lajeado. A direção nacional pela contrapartida de ativos financeiros,  deixou-nos o passivo da falta de fiscalização política dos danos ambientais que ainda hoje provocam prejuízos à população. No caso de tocadores de obras federais, ainda que o  conteúdo difira,  forma e método permanecem os mesmos.

No caso específico, não há qualquer dúvida de que o viés do prefeito (e agora presidente) é levá-lo (o PR) para a base governista. Dimas foi eleito com o apoio decisivo de Eduardo Siqueira, que viabilizou, no Palácio, sua candidatura, em detrimento de uma candidatura tucana. Na última eleição em que Siqueira Campos disputou o governo com Marcelo Miranda (2006) era o vice na chapa do atual governador.  Até 2012, quando o PR já transitava  na oposição, com racha público de João Ribeiro, Eduardo e Siqueira, Ronaldo Dimas era Secretário de Cidades do governo Siqueira Campos. Dimas nunca assumiu a posição do ex-presidente, senador  João Ribeiro, de oposição ao governo. Manteve-se neste tempo todo, publicamente, uma posição dúbia ancorado no cargo de prefeito. Ainda que sem o apoio de João  Ribeiro é certo não conseguiria ser eleito.


A mesma dubiedade carregada nas declarações hoje do prefeito de que o partido não tem posição firmada sobre a direção nas eleições deste ano. Como não? O PR é oposição ao governo explicitamente desde  2011!!!! As arestas foram expostas publicamente, o senador João Ribeiro, que era o presidente e fundador do partido no Estado,  pré-candidato ao governo, exercia críticas contundentes à administração e enxergava as digitais palacianas no uso sórdido de sua enfermidade para inviabilizar o projeto político da oposição.  E nesse período não se tem conhecimento de discordância pública ou em reuniões partidárias do prefeito sobre esta condução. Onde estariam estas dúvidas? Parece-me que residem tão somente, pelos fatos, no consciente e no inconsciente do prefeito.


João Ribeiro chegou a divulgar, não sem o apoio partidário, nota pública sobre o assunto. Notas em que se manifestava  desta forma: “Oposição a um Governo que alicia prefeitos com promessas de obras, as mesmas que durantes três anos se negaram a fazer e que agora anunciam, em plena época em que as chuvas se aproximam. Oposição a um Governo que alicia prefeitos com ameaça de perseguição e uso do Tribunal de Contas do Estado como instrumento político e não técnico, ou mesmo com interferência no Judiciário, um poder constitucionalmente autônomo. Oposição a um Governo que se envolve em escândalos nacionais que comprometem o IGEPREV, salvaguarda de servidores públicos que trabalham ou trabalharam e esperam segurança em suas aposentadorias.

Dizia mais João Ribeiro, presidente do PR, que agora o novo presidente Ronaldo Dimas manifesta não ter posição o partido : Oposição a um Governo que prometeu 18 hospitais regionais, médicos na porta de casa, e que hoje é notícia diária na imprensa pelo sucateamento da saúde e, de quebra, caos no atendimento médico, hospitalar e laboratorial aos servidores que deveriam ser acolhidos pelo PlanSaúde. Oposição a um Governo que vem sendo duramente criticado pelo estado de insegurança pública generalizada, pelas péssimas condições de trabalho oferecidas para as policias militar e civil, e por ter transformado as cadeias públicas em campos de concentração que acabam permitindo fugas como a ocorrida em Colmeia neste último final de semana. Oposição a um Governo insensível na criação de políticas públicas de combate à disseminação das drogas e que ainda amarga índices vergonhosos no setor educacional”.

Como é que esse partido, o PR, não teria posição acerca de tais assuntos? Com efeito, as declarações de Ronaldo Dimas, ao invés de afastar dúvidas  termina por provocá-las. Sem prejuízo do raciocínio de que a dubiedade, nestes casos,  faz mesmo é realçar a negação que o prefeito estaria fazendo aos princípios que o PR , sob o comando de João Ribeiro, afirmava de oposição ao Palácio. E aí, essa negação não escaparia de enquadramento numa premissa de afirmação contrária: de apoio ao Palácio. Na verdade, até mesmo desnecessária diante do alijamento, da nova direção  partidária do PR, dos dois deputados estaduais do partido, Luana Ribeiro e Bonifácio Gomes,  seguidores do ex-presidente e senador João Ribeiro na defesa intransigente de uma oposição ao governo. Dúvidas se o Palácio cooptou a direção do PR e entregou para Ronaldo Dimas administrar ao seu comando  onde? 

É provável que no campos das previsões, se pudesse antecipá-las, o senador João Ribeiro observasse como possibilidade concreta desdobramentos tais, analisando-se o perfil político das partes envolvidas e a elas pudesse oferecer resistência. Algo que seus herdeiros políticos patinam para enfrentar e dar um pouco de coerência ao projeto político que a legenda intenta apresentar à população. Imagina, o PR agora dizer às comunidades que tudo está bem na saúde, nas rodovias, no Igeprev....

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...