Com a participação de quase todos os 139 municípios tocantinenses, está acontecendo nesta terça-feira, 3, o AcolheSus Tocantins 2015, evento que reúne, no auditório do Palácio Araguaia, gestores municipais, governo do Estado e Ministério da Saúde para um momento de troca de experiências entre os entes da federação que compartilham  as responsabilidades de gerir o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a abertura, o secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, ressaltou a importância da gestão compartilhada e do evento, que é uma oportunidade de estreitar laços com os municípios e definir em conjunto políticas de saúde a serem aplicadas no Tocantins. “A melhor maneira que achamos foi encontrar todos vocês aqui no AcolheSus para que possam tirar suas dúvidas.O governo ainda está ajustando a estrutura organizacional, mas estamos à disposição para trabalhar numa gestão compartilhada. Não adianta só recurso. Conhecimento e experiência valem muito nestes momentos difíceis que estamos passando no Estado e na economia brasileira e mundial”, disse.

Representando o governador Marcelo Miranda, a vice-governadora, Claúdia Lelis, destacou que o Tocantins tem o grande desafio de transformar a saúde. “A Saúde está entre os grandes desafios que o governador Marcelo Miranda, eu, nosso secretário, Bonilha, e toda nossa equipe temos a vencer nesse Estado. Evidente que a saúde pública não acontece apenas no âmbito das responsabilidades estaduais, e sim nos municípios, na atenção básica, nos cuidados a nossa população tocantinense. Por isso é importante a parceria entre Estado e Municípios numa colaboração contínua. Ainda que exista muito desafios, o Sus é essencial para a saúde do povo brasileiro” ressaltou.

Na ocasião, o diretor do Departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde, Jorge Harada, destacou que a proposta é fazer uma reflexão que possa contribuir no que diz respeito ao Decreto 7.508 (que trata da organização do Sus) e principalmente sobre os assuntos voltados ao planejamento. “Essa atividade, que envolve o Estado, Município e Ministério, é fundamental para que a gente faça uma gestão mais compartilhada. Por isso, é importante que se destaque a questão do planejamento de cada ente, tanto com relação a Estado e Município como a forma de fortalecimento da regionalização, informou.

O AcolheSus, que tem como tema Sus: Financiamento e Gestão Solidária, é um evento organizado pelo Governo do Estado,  por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o apoio do Ministério da Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems)  e o Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (Ces-TO). Nessa edição, o encontro superou a expectativa com a participação dos gestores públicos das oito regiões de saúde: Bico do Papagaio, Médio Norte Araguaia, Cerrado Tocantins Araguaia, Capim Dourado, Cantão, Amor Perfeito, Ilha do Bananal e Sudeste.

Na ocasião, com vistas a fortalecer a Atenção Básica, o governo do Estado, por meio da Sesau, entregou a 51 municípios um total de 53 kits de informática contendo microcomputador, impressora e nobreak. Os municípios foram contemplados conforme solicitações feitas à Secretaria de Saúde e levantamentos realizados por meio das assessorias in loco, que detectaram a necessidade dos equipamentos. A doação originou-se a partir de recursos oriundos do Ministério da Saúde.

E quem ficou contente com a entrega do kit foi a secretária de Saúde de Barra do Ouro, Ubenita da Silva Barros. “Estamos muito felizes, satisfeitos e percebendo que o governo busca colaborar com os municípios. Não temos recursos para comprar estes equipamentos e vai ser mais uma forma para podermos ampliar nosso trabalho e fazer a divulgação do que é uma estratégia de Saúde da Família”, comemorou.

Já a secretária de Saúde de Gurupi, Suely Aguiar, ressaltou a importância da entrega e afirmou que a Atenção Básica necessita de apoio da gestão. “Essa entrega no começo da gestão mostra a intenção em ajudar os municípios. Nós precisamos, principalmente na área da Atenção Básica. Gurupi é uma cidade de médio porte e possui 21 equipes, ou seja , temos dificuldades para montar todas as equipes e essa ajuda vem em um bom momento para nos fortalecer”, esclarece.
 

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...