Municípios da Região de Saúde do Cantão, que engloba Paraíso do Tocantins e outras 15 cidades, receberam na manhã deste sábado, 15, as ambulâncias que irão atender às demandas da população na área de saúde. Até o momento, já foram entregues 115 veículos e todos os 139 municípios tocantinenses serão beneficiados, um compromisso do Governador Siqueira Campos com toda a população.

Durante a entrega, que aconteceu no Hospital Regional de Paraíso (HRP), o Governador destacou a credibilidade reconquistada pelo Estado. "Pegamos um Estado quebrado, sem investimentos na área de saúde, e hoje o Tocantins é o que mais investe nesta área no Brasil, segundo o IBGE. Nosso trabalho está sendo reconhecido. Não sou um "Zé Promessa", sou homem de realização e a prova está aí", disse o Governador.

Representando a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, o secretário executivo, José Gastão Almada Neder, falou sobre os desafios do setor. "Por determinação do Governador Siqueira Campos, estamos trabalhando arduamente para que a população tenha um atendimento de saúde de qualidade. Precisamos da ajuda de todos os prefeitos porque a saúde começa nos municípios, na prevenção, na atenção básica. O Tocantins foi o estado que mais investiu em saúde, melhoramos muito e nossa intenção é melhorar ainda mais com os investimentos que chegam à R$ 400 milhões em todo o Tocantins", reforçou Gastão.

O prefeito de Paraíso, Moisés Avelino, reforçou a importância das ações desenvolvidas pelo governo do Estado. "O importante é a parceria que fazemos com os governos federal, estadual e municipal em prol da população, sem cor partidária. Podemos ver que a área da saúde no Tocantins melhorou e com estes investimentos vai melhorar ainda mais", afirmou.
Todo o Tocantins contemplado 

Até o momento, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o governo contemplou seis regiões do Tocantins. O Bico do Papagaio recebeu 24 veículos; a região de Araguaína, 17; a Ilha do Bananal (Gurupi), 18; o sudeste (Dianópolis), 15; à região de Colmeia foram entregues 21 veículos; e para região do Cantão (Paraíso) foram 15 ambulâncias, sendo uma para o Hospital Regional de Paraíso. Além disso, em eventos específicos em cinco cidades - Bandeirante do Tocantins, Colinas, Miranorte, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão – o governo entregou uma ambulância a cada município.


Prefeitos comemoramHá 8 anos sem investimentos na área de saúde, os municípios da região de Paraíso comemoram os benefícios. De acordo com prefeito de Monte Santo, Dedé Benicio, os veículos vão contribuir muito. "Nosso município tem 2.330 habitantes e só uma tem unidade básica de saúde. Qualquer urgência temos que transferir o paciente para Paraíso ou Palmas sem ter um veículo adequado porque nossas ambulâncias estavam sucateadas. Então a população pode comemorar", disse o prefeito.

Situação parecida é do município de Chapada de Areia. Segundo o prefeito, João Milhomem, os veículos entregues pelo governo vêm atender a necessidade do povo. "Como estamos próximos à BR-153 tem muitos acidentes e um município recorria a outro quando havia uma urgência. Agora vamos continuar contando com a parceria dos nossos vizinhos, mas cada cidade vai ter sua ambulância e vai melhorar muito o atendimento à população", comemora.

Além dos municípios, oito hospitais estaduais também receberão ambulâncias. O Hospital Regional de Paraíso foi o primeiro a ser contemplado e de acordo com o diretor geral da unidade, Rodrigo Carneiro, o veículo vem somar com o trabalho que vem sendo desenvolvido. “Contamos apenas com uma ambulância que chega a ir dez vezes a Palmas por dia. Agora, com os dois veículos, vamos poder atender melhor a população de Paraíso e região"" disse.

Municípios que compõem a Regional de Saúde do Cantão

Compõem a Região de Saúde do Cantão os municípios de Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Paraíso, Pium, Pugmil. (da ATN)

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...