O governo deve estar finalizando a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Teria, legalmente, que encaminhá-la ao Legislativo até abril (oito meses antes do final da sessão legislativa). E a Lei Orçamentária até 31 de agosto (quatro meses antes do término da sessão legislativa). Ele, entretanto, de forma recorrente, encaminha a LDO em agosto e a LOA em dezembro.

O problema é que o Legislativo tem uma comissão discutindo com a população justamente a forma como é elaborado e executado o orçamento estadual. E dela, o Palácio Araguaia tem guardado distância.

O governo, na verdade, faz um movimento paralelo propagandeando uma discussão do Plano Plurianual. Quando o Legislativo empreende a Comissão de Estudos de novo Ordenamento e sem dar-lhe atenção.

O deputado estadual Paulo Mourão (PT), que já foi líder do governo e presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara dos Deputados (e preside a Comissão de Estudos da Assembléia), já antecipou que vai contrapor o seu relatório (agora em agosto) com a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Executivo.

Levando-se em conta o ânimo dos deputados (maioria oposicionista ao governo), impulsionado pela aparente independência propagada pelo presidente do Legislativo, Mauro Carlesse, tudo indica um iminente e antecipado confronto na elaboração da lei orçamentária.

E que será, certamente distensionado, com o uso dos mesmos expedientes de que se utiliza o Executivo para controlar maiorias circunstanciais. Maiorias que subtraem seus dividendos do esforço legítimo das minorias para exercer suas funções.

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...