O PDT faz nessa segunda, dia 2 de abril, grande evento na Capital para receber a filiação da senadora Kátia Abreu, pré-candidata ao governo do Tocantins.

A solenidade, que terá a presença do ex-governador e pré-candidato a presidente da República, ex-ministro Ciro Gomes, presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, senadores e deputados do partido, ocorre no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios a partir das 10 horas.

No Tocantins, o PDT tem 44 vereadores, um prefeito e 10 vice-prefeitos. Em âmbito nacional o PDT tem dois governadores, 76 deputados estaduais, 21 deputados federais e dois senadores.

 

Perfil

Kátia Abreu iniciou sua carreira política, como líder classista na cidade de Gurupi, em 1994, sendo a primeira mulher a presidir um sindicato rural no Brasil. Posteriormente, em 1.996 foi eleita presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet).

Em 2007 foi eleita para presidir a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e ficou à frente da entidade por dois mandatos consecutivos. Kátia Abreu exerceu, como suplente, o mandato de Deputada Federal na legislatura 1999-2002 e no pleito seguinte foi eleita para o cargo com 12,91% dos votos, sendo a terceira deputada federal mais votada proporcionalmente no Brasil, e um dos 23 deputados que fez legenda própria.

Em 2006, ela foi eleita Senadora da República com 325 mil e 51 votos, para um mandato de oito anos, sendo reeleita em 2014. Exerceu o mandato de presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil por dois mandatos e atualmente é presidente licenciada da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins Em 2015, a senadora assumiu o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, sendo a primeira mulher a assumir o Ministério da Agricultura no país.

Histórico do PDT

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) surgiu em 17 de junho de 1979, em Lisboa, fruto do encontro dos trabalhistas no Brasil com os trabalhistas no exílio, liderados por Leonel Brizola. Seu objetivo era reavivar o PTB, criado por Getúlio Vargas, presidido por João Goulart e proscrito pelo Golpe de 1964. Desse encontro, ao qual esteve presente o líder português, Mário Soares, representando a Internacional Socialista, saiu a Carta de Lisboa, que definiu as bases do novo partido. 

 

 

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...