As empresas Artemsite, CRP Tecnologia, Neogyp - Nossa Casa Premoldada, Apoekã e Vasque Móveis foram reconhecidas por suas ações inovadoras na solenidade de entrega do I Prêmio FIETO de Inovação que aconteceu na noite desta quinta-feira, 26/04, no Tuagê Eventos em Palmas. O objetivo da premiação, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), é incentivar a política de inovação nas empresas tocantinenses. Somente nesta primeira edição do Prêmio, 45 empresas concorreram aos cinco prêmios em equipamentos (iMac, iPad Pro, iPhone 8 Plus, iPhone 8 e iPad Mini para o 1º,2º,3º,4º e 5º lugar, respectivamente).

 

O número de inscritos mostra uma nova realidade na agenda de inovação do industrial tocantinense, como explicou o presidente da FIETO, Roberto Pires. “Até pouco tempo, quando se lançavam programas voltados para a inovação aqui no estado, era muito pequena a adesão das empresas, mas o Sistema FIETO encarou esse desafio e o nosso trabalho tem gerado importantes resultados”, contou Pires explicando a importância do Prêmio e o tamanho do desafio na busca pela inovação.

 

Os empresários Fábio Varanda e Darlei Passarin, CEO e diretor da Art em Site, respectivamente, receberam a premiação pela empresa, 1ª colocada do Prêmio. Entre as ações inovadoras estão o site de compras coletivas e o aplicativo TonoLucro. As dificuldades enfrentadas para ser inovador no estado e o crescimento da empresa foram destacadas pelo diretor.  “Tivemos uma barreira muito grande na mudança do pensamento dos empresários locais para começar a incentivar a mudança da cultura digital e com os consumidores para que se tornassem e-consumidores e começassem a comprar no mercado digital, com toda sua desconfiança” explicou Passarin.

 

Ele contou ainda que o crescimento da empresa aconteceu, mesmo em meio a crise, e hoje o negócio é consolidado. “Fechamos 2015 com cerca de 700 consumidores e hoje, em 2018, a gente fecha com mais de 25 mil consumidores dentro de Palmas e mais de 300 mil pedidos entregues com o Tonolucro. É uma inovação que mudou a cultura de consumo de muitas famílias que hoje dependem desse serviço para se alimentar. E a FIETO fez parte disso, porque no momento que gente entendeu a necessidade de inovar precisou de aporte financeiro”, disse o empresário ao citar os projetos de inovação Tecnova e Sibratec desenvolvidos pela FIETO e parceiros.

 

Intervenções artísticas e ambientes relacionando o conceito da luz à geração de novas ideias fizeram com que os mais de 200 convidados entrassem no clima de inovação proposto pela premiação. A prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Dearley Kuhn, o presidente do Conselho do Sebrae Tocantins, Pedro Ferreira e presidentes de sindicatos patronais e conselheiros do Sistema FIETO participaram da cerimônia de entrega juntamente com os 45 empresários inscritos.

 

Ao falar sobre o desafio de inovar no Brasil, Pires citou dados que demonstram o tamanho dos obstáculos a serem superados. Exemplo disto é a colocação do Brasil no ranking global de inovação em que o país aparece na 69º posição entre 127 países, o que representa uma queda de 22 posições nos últimos 6 anos. “Inovar, há muito tempo deixou de ser algo distante e caro para se tornar uma questão de sobrevivência. O Brasil que inova existe e precisa ser incentivado e valorizado”, afirmou otimista.

 

Avaliação

 

As inscrições foram feitas online pelos empresários das 45 empresas participantes que descreveram as ações inovadoras desenvolvidas e enviaram evidências dos projetos (fotos e vídeos). A avaliação para se chegar aos vencedores foi feita por uma banca constituída por representantes das instituições apoiadoras do Prêmio, sendo elas:  o SENAI, o SESI, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, o SEBRAE, FINEP, UFT e UNITINS.

 

As empresas vencedoras obtiveram as maiores pontuações a partir da avaliação da banca observando critérios como Liderança Comprometida com a Inovação, Estrutura Favorável e Recursos Financeiros disponíveis para Inovação, entre outros.

 

1º lugar: Artemsite Tecnologia em Internet

2º lugar: CRP Tecnologia - KRP Consultoria em Tecnologia de Informação

3º lugar: Neogyp - Nossa Casa Premoldada

4º lugar: Apoekã

5º lugar: Vasque Móveis

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...