A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) realizou nesta quinta-feira, 17/08, o curso Como Atender à Fiscalização do Trabalho para empresários do ramo industrial de Palmas. O curso faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo que busca capacitar as empresas para melhorar sua competitividade e produtividade. Ministrado pelo consultor Marcelo Carvalho, a capacitação reuniu cerca de 30 empresários.

Com o objetivo de deixar empresários cientes de seus direitos e deveres trabalhistas com seus colaboradores e com o os fiscais do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho Estatual (MTE), o curso também ressalta o atendimento à fiscalização com boas práticas de cordialidade e eficácia. Esta eficácia melhora a harmonia entre as empresas que mesmo com a competitividade, pertencem à mesma corrente associativa.

O consultor Marcelo Carvalho, que é advogado empresarial atuante nas áreas Trabalhista e Tributária, destaca que o cumprimento da legislação beneficia os empresários, trabalhadores e todo o ramo industrial. “Existem obrigações a serem cumpridas, pois há uma legislação a ser observada, no entanto quando o empresário é ciente de seus direitos esta mesma legislação permite que ele se posicione de maneira correta diante de qualquer autuação dos fiscais trabalhistas. Além disso, a parceria cordial entre os representantes da indústria e a fiscalização permite uma competitividade igualitária entre as empresas”, comenta Marcelo.

 O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é uma ação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio do SEBRAE, que oferece, em especial para o micro e pequeno empresário, ferramentas práticas para a simplificação dos processos, por meio da disseminação de informações e compartilhamento de soluções, proporcionando o fortalecimento da representação para a defesa dos interesses da indústria.

PDA em Gurupi

Quem ainda quiser participar deste curso tem uma nova oportunidade no próximo dia 24/08 em Gurupi. Para isso, deve se inscrever gratuitamente pelo telefone (63) 3229-5740 ou 3229-5756 ou enviar a ficha de inscrição para o email: wandemberg@sistemafieto.com.br. Em Gurupi, o curso será ministrado pelo consultor Jorge Cavalcanti Filho, doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo e professor de Direito do Trabalho em cursos de graduação e pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV.

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...