Em palestra na noite de sexta-feira, 14, em Palmas, o senador Cristovam Buarque falou sobre as perspectivas e desafios para a formação cidadã no século XXI e ressaltou a importância dos alunos aprenderem a fazer uso das tecnologias para que tenham uma melhor formação. O senador ainda elogiou a proposta de integralização da educação pública.

“Vê-lo defendendo a educação de tempo integral é sinal de que estamos acertando no direcionamento da nossa prática de promover a oferta da integralidade educacional na rede estadual de ensino em todo o Tocantins”, ressaltou a secretária de Estado de Educação e Cultura, Adriana Aguiar, que representou o Governador Siqueira Campos no evento. O Tocantins é o Estado com o maior percentual do Brasil de estudantes do ensino fundamental matriculados no ensino de tempo integral.

Segundo Cristovam Buarque, a revolução educacional ocorre quando a qualidade é ofertada para todos os públicos, apontando a ensino de tempo integral como a principal ferramenta para que isto ocorra. “Atualmente, já vemos escolas públicas com qualidade igual às particulares; e assim, a cidadania vem automaticamente. E só há um jeito de educar com esta qualidade que desejamos, que é com a educação em horário integral. Algumas escolas do Tocantins já se destacam neste sentido, oferecendo educação integral em escolas públicas tão modernas quanto as particulares”, destacou Cristovam Buarque.

“Não basta só buscarmos o avanço, mas a revolução. Por isto digo que o Brasil precisa dar um salto, porque a revolução não é dinheiro na mão do trabalhador, mas os filhos dele estudando na mesma escola do patrão. Nós precisamos de educação de qualidade, e esta qualidade para todos; esta é a revolução que o Brasil precisa”, acrescentou o palestrante.

Novas tecnologiasSobre os desafios para a formação cidadã na atualidade, tema da palestra do senador Cristovam Buarque, ele reforçou a importância da correta condução dos estudantes na maneira como utilizam as ferramentas modernas de informação. “No século XXI, é preciso ensinar os nossos alunos a usarem adequadamente as redes modernas, pois elas são um grande veículo de Educação, funcionando como antenas. Por isto, devemos conduzir as crianças e jovens para que façam destas várias informações transmitidas um meio de formação, de aprendizado”, afirmou.

O senador esteve em Palmas a convite da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A palestra foi realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).  (Ascom/Seduc)

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...