A carga tributária representa hoje cerca de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) e está presente na vida de todo o cidadão. O sistema tributário interfere na vida das famílias, empresas, prefeitura, governos estaduais e federais. Pensando nisso, a Feira de Negócios de Palmas, Fenepalmas 2017, trouxe a palestra do deputado federal, Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), relator da reforma tributária.
 
O objetivo foi apresentar e debater as principais mudanças propostas. O parlamentar defende a extinção de vários impostos como ISS, ICMS, IPI, Confins, IOF entre outros. No lugar, sugere a criação de um imposto único.
 
“Em substituição a esta estrutura tão complexa, propomos um modelo europeu que seria o imposto sobre Valor Agregado (IVA). No entanto, serão retirados sete itens como energia elétrica, combustível, cigarro, bebidas, telecomunicações, pneu, veículos, vamos cobrar separadamente chama imposto seletivo monofásico”, explica o deputado Hauly.
 
O deputado acrescenta ainda os benefícios dessa simplificação.
“Essa estrutura tributária simples vai facilitar que a empresa produza uma mercadoria, bens ou serviços mais baratos e que gere mais empregos para que possa ser retomada a competitividade das empresas brasileiras. Essa estrutura vai diminuir a sonegação, vai acabar com a guerra fiscal”, enfatiza.  
 
A programação faz parte do XXIX Encontro sobre o Corredor Centro Norte e Workshop de Logística do Norte e do Brasil que acontece durante a 22ª edição da Fenepalmas. O presidente da Acipa, Thiago Rosa, destaca a necessidade desse tipo de debate dentro da feira.  
 
“Essa reforma tributária tem que ser feita, mais rápido possível. A gente sabe que uma forma não é fácil, por que mexe com a toda a base de arrecadação de impostos. No entanto, vamos debater essa necessidade com dialogo para que possamos participar juntos, e construir mudanças em conjunto”, destaca o presidente Thiago Rosa.
 
O deputado estadual Paulo Mourão (PT), participou das discursões sobre o assunto e defendeu a proposta da reforma tributária.
 
“A carga tributária penaliza de forma injusta trabalhadores, consumidores, assalariado. Então é preciso criar um sistema simplificador. É por isso que parabenizo a Fenepalmas em nome do presidente da Acipa, Thiago Rosa, juntamente com todas as associações e federações pela iniciativa de trazer esse debate”, reforça.
 
O professor universitário do IFTO, Elion Sarmento Silva, participou das oficinas e palestras da Fenepalmas.
 
“Discutir a logística foi um dos temas interessantes da feira em minha opinião. Além disso, aqui a gente encontra segmento de todas as áreas e informações atuais e relevantes”, finaliza o professor.
 
A 22ª edição da Fenepalmas recebe na próxima sexta-feira, sete comitivas de embaixadas que vão debater a logística e o potencial do Tocantins. 

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...