O MDB faz encontro hoje. Deve, pela lógica, reafirmar a candidatura de Marcelo Miranda. Não é nenhuma novidade. A reeleição do Governador já foi lançada nos outros encontros regionais de Gurupi e Araguaína.

Marcelo Miranda, aliás, já está em plena campanha. Estava ontem no Bico do Papagaio por onde também se deslocava a senadora Kátia Abreu e que já recebeu Carlos Amastha, Paulo Mourão, Ataídes Oliveira, Ronaldo Dimas e Marlon Reis.

O Bico do Papagaio é considerado uma espécie de mantra dos candidatos. Em campanha. Passadas as eleições, a miséria da região continua. Por alí está registrado um dos maiores escândalos do Estado, o projeto Sampaio. E um dos maiores indicadores de pobreza absoluta do país.

O TCE já determinou ao governo do Estado a devolução de R$ 287 milhões. Um projeto de irrigação, recursos públicos, produção e empregos desviados.  Ninguém está aí para isso. Mas toda eleição, estão na região, 25 municípios que se percorre em dois ou três dias pela proximidade. Algo próximo de 200 mil habitantes e 150 mil eleitores. Uma escolha meramente eleitoral.

Retomando o MDB, apesar de deter o governo, o partido tem problemas para formar uma chapa proporcional. Não há lideranças fortes capazes de vaquejar votos por força da estratégia do próprio governo e do partido que não deu abertura para novos líderes. Quando Marcelo informa que dois ou três secretários deixarão o governo para disputar mandatos, está confessando incompetência política do partido numa administração com duas dezenas de secretarias e órgãos. Destes três aí (que qualquer sabe o nome) nenhum tem capilaridade eleitoral. De outro modo: não tem voto suficiente para eleger-se.

A situação coloca o MDB dependente de coligações com outros partidos. Algo que, pela inércia, não terá muito problema, desde que Marcelo Miranda e sua propaganda política não cometam mais erros grosseiros como o fizeram até aqui. De outro modo, o MDB na reunião de hoje não decidirá nada relevante que já não esteja resolvido. Eles sabem perfeitamente disso. Tanto Derval de Paiva como Brito Miranda tem certeza que a reunião de hoje é apenas uma encenação, um movimento político para mostrar que o MDB estaria vivo, pulsando, da mesma forma que os outros partidos e pré-candidaturas já colocadas.

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...