Para homenagear dois dos maiores grupos da cena musical do Brasil das décadas de 1970 e 1980, Nacha Moretto e Jorge Menares apresentam, dentro do projeto Quarta Clássica, o show “Viva La América – Especial Raíces de América e Tarancón”. A apresentação única será dia 30 de maio, às 20 horas, no Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas. No repertório, as principais canções de sucesso dos grupos Raíces de América e Tarancón.

Nos cenários brasileiro e tocantinense da atualidade, temas como preconceito racial, intolerância e desigualdade social estão muito presentes, e Nacha Moretto e Jorge Menares, remanescentes do grupo Raíces de América, buscam transformar seus instrumentos musicais e suas vozes em um coro de esperança por um mundo melhor.

Entre os sucessos que serão apresentados ao público no show “Viva La América”, estão letras que denunciam a desigualdade social, como Cio da Terra (Milton Nascimento), e clássicos do cancioneiro latino como Boquita de Cereza (folclore Boliviano), além de composições autorais, a exemplo de Canción a Nicaragua (Jorge Menares).

Outros destaques do repertório são Esperanza y Libertad (Jorge Menares), Disparada (Geraldo Vandré e Théo de Bastos), Fruto do Suor (Tony Osanah / Enrique Bergen) e Guantanamera (José Martí), todas canções cujas letras e melodias retratam fatos da nossa história, desde a ditadura até a consolidação da democracia.

 

HISTÓRIA O grupo Raíces de América surgiu na década de 1970, durante o regime militar no Brasil, com características primordialmente folclóricas, tanto em seu repertório como na sua formação. Não tardou a conquistar o público estudantil, que na época caracterizava-se pelo engajamento na luta pela democracia. Composto de artistas de vários países da América Latina, o Raíces de América gravou, durante sua trajetória, 11 álbuns, e obteve, em 1982, o segundo lugar no Festival MPB Shell, com a música Fruto do Suor.

Também fundado na década de 1970, o grupo Tarancón foi criado com o objetivo de pesquisar e divulgar a diversidade de ritmos e canções latino-americanas. Executava canções de autores como os chilenos Violeta Parra e Victor Jara, os cubanos Pablo Milanés e Silvio Rodrigues, o argentino Atahualpa Yupanqui e os brasileiros Milton Nascimento e Geraldo Vandré. Um dos momentos de destaque na carreira foi a participação no Festival dos Festivais da Rede Globo, em 1985, com a canção Mira Ira, de Lula Barbosa e Vanderlei de Castro.

 

OS MÚSICOS

Nacha Moretto é ex-vocalista do grupo Raíces de América. Natural de Campinas (SP), desde sua adolescência já se destacava por sua voz potente e marcante. Ingressou de vez na vida artística profissional aos 17 anos de idade, fazendo parte de vários grupos de baile da região de Campinas. Em 1987, Nacha Moretto passa a integrar o grupo Raíces de América, onde aprende a tocar instrumentos exóticos como o Charango e o Cuatro Venezuelano, típicos

de altiplano. Nessa fase incorpora em seu repertório a música e o folclore latino-americanos. Rapidamente, Nacha Moretto assume posição de destaque dentro do espetáculo exibido pelo Raíces de América, cativando milhares de fãs em todo o país. Permaneceu no grupo durante 12 anos, participando da gravação dos LPs Metal na Pedra e Amazônia.

É fundadora da Banda Impacto Latino, no Tocantins, e em 2009 lançou o CD Impacto Latino “Con Sabor”, no teatro Fernanda Montenegro. Ganhadora do Prêmio Nascimento da Rabeca com o show Impacto Latino “Con Sabor” em cinco cidades do Tocantins. Emplacou também o 1º lugar e venceu a 2ª Mostra Premiada de Música de Palmas com o projeto “Rumo Certo”.

Jorge Menares é ex-integrante do grupo Raíces de América. Natural de Valparaiso, no Chile, iniciou seus estudos no Conservatório Musical Belas Artes no Chile, ingressando logo depois na Universidade do Chile para estudar licenciatura em música. Chega ao Brasil em 1975, onde assume o cargo de diretor do Grupo Folclórico Chile Lindo, dependente do Consulado do Chile em São Paulo. Ingressa no Raíces de América em 1985, onde grava os LPs Dulce América, Metal na Pedra e Amazônia, além de participar dos vários shows realizados em todo o Brasil e na Europa. Em 1993, monta o grupo Inti-Aymará junto com o produtor musical Jorge Gambier e lança os Cds Corazón Andino I – (Inti-Aymará) e Corazón Andino II – (Inti-Aymará & Nacha), ambos pela gravadora Movie Play.

É fundador da Banda Impacto Latino, onde atua como diretor, arranjador e baixista. Em 2009 lançou o CD Impacto Latino “Con Sabor”, no Theatro Fernanda Montenegro. Ganhador do Prêmio Nascimento da Rabeca com o show Impacto Latino “Con Sabor” em cinco cidades do Tocantins. Emplacou o 1º lugar e venceu a 2ª Mostra Premiada de Música de Palmas com o projeto “Rumo Certo”.

 

FICHA TÉCNICA

Nacha Moretto – voz, charango e cuatro venezuelano (Brasil)

Jorge Menares - violões e vocais (Chile)

Teclado – José Alberto (Brasil)

Marcos Lima – flauta transversal (Brasil)

Diego Vicente – bombo leguero e efeitos (Brasil)

 

Direção Musical: Jorge Menares

Direção Artística: Meire Maria

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...