O Banco Central reduziu a previsão de crescimento do PIB para 1,35% esta semana. O governo estadual projetou seu orçamento público, entretanto, estimando impostos sobre uma economia que cresceria 2,50% em 2018.

Uma queda de 46% na previsão do aumento das riquezas com consequentes implicações nas receitas a serem arrecadadas no Tocantins. E que pode não ser recuperada apenas com o incremento de 1,1% da receita corrente líquida e a redução de 3,8% das despesas com pessoal que prega a administração. As despesas, regra geral, são comprometidas com empenhos no orçamento cheio.

O cidadão comum, em larga escala, pouco se dá com esse negócio de PIB e de índices governamentais e de mercado. Deixa-os, deduz-se, a cargo de seus representantes. Não observa correspondência no seu dia-a-dia entre causa e efeito neles embutidos. Ainda que reclame dos preços no supermercado e da gasolina na bomba de combustível.

Não compreende, por exemplo, que um aumento das taxas de juros (já aventado esta semana pelo Banco Central) eleva o preço dos produtos (pela dificuldade no financiamento) e freia o consumo com respostas diretas no PIB (e na arrecadação e investimentos públicos), que nada mais é que o resultado de toda a economia.

No Estado, a variação negativa do PIB apresenta um problema adicional. Na composição setorial 32% das riquezas tem origem na administração pública. O restante é dividido entre serviços (26%), comércio (18%), agropecuária (14%), construção civil (6%) e indústria de transformação (4%), os mais destacados.

 

Leia mais: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/opiniao

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Legislativo com um problema de orçamento e financeiro. Publicou no Diário da Assembléia ontem o resultado de licitação de agên...

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...