Os marqueteiros de Mauro Carlesse tratando a população como um rebanho de imbecis (veja nota oficial aí abaixo). A Polícia Federal desenvolveu ações nas Secretarias do governo nesta manhã e a Secretaria de Comunicação do governo foi logo emitindo nota apontando o dedo para adversários políticos do Governador, segundo a qual, estariam contra o trabalho de Carlesse em favor da reconstrução do Estado.

A nota é de uma irreflexão eloquente. Primeiro porque termina, na verdade, é estabelecendo ligação entre governo e a campanha eleitoral ao governo que tem ele próprio, Carlesse, governador e candidato.Ainda que tivesse a Comunicação a responder suposta acusação de adversário político que estivesse efetuando convenios para liberação de emendas.

Mais ainda mais tendo-se em conta que a Justiça já havia determinado à Secretaria de Comunicação não fazer proselitismo político com ações de governo, obrigando-a explicitamente a não fazer propaganda de Mauro Carlesse. Tanto que teve que retirar todas as divulgações de governo até mesmo no Portal das Transparencias. Ao fazer uso do viés político, descamba para um movimento eleitoral indevido com recursos publicos.

Se tivesse que fazer uma nota, ela se encerraria certamente na informação da determinação do governo de auxiliar nas investigações e que nao estivesse a fazer convenios. E não de fazer disso instrumento de campanha eleitoral, como o fez na prática.

Da forma como elaborada e amplificada, a nota termina por fazer mesmo é a ligação explícita entre o Governo e o candidato ao governo. Decorrente até mesmo do fato do secretário de Comunicação, Joao Neto (que é marqueteiro político e trabalha há mais de ano na pré-campanha de Carlesse) ter deixado a Secretaria para debruçar-se na campanha e continuar, evidentemente, no comando de fato da comunicação do governo que seria mais um instrumento, ainda que implícito, de campanha, como de fato se mostra.

No mérito, Mauro Carlesse não é acusado de nada (há apenas suposiçoes) o que, em tese, seria a defesa preventiva certo modo descabida tanto quanto desnecessária. Até porque não era o responsável pela liberação das emendas até dois meses atrás. E sim Marcelo Miranda. E nao se sabe de emendas liberadas no ultimo mes. Apenas suposiçoes, repito.

Pela lei, entretanto, os deputados apresentam diretamente os contratos e notas fiscais para pagamento. O governo não é responsável pela contratação e execução dos contratos. Só paga. Carlesse e seus auxiliares sabem perfeitamente disso e não se tem conhecimento de que ele, Carlesse, como deputado, esteja sendo investigado.

As emendas parlamentares já são investigadas pelo Ministério Público Estadual desde o ano passado e podem pegar deputados e associações que, à primeira vista, estariam em conluio para desviar dinheiro público. Uma meia dúzia de associações no Estado pulverizava recursos da maioria dos deputados em shows e eventos.

Mauro Carlesse se participação tivesse (nao naquele ou neste processo) seria no patrocínio, por exemplo, da elevação (legal, ainda que questionável) do valor das emendas que os deputados reivindicaram passar de 1% para 1,2% das receitas correntes líquidas (20% de aumento num Estado quebrado). Em 2018, conforme a  LDO, R$ 73 milhões divididos por 24 parlamentares. Ou: R$ 3 milhões por cabeça.

Confira a Nota.

NOTA À IMPRENSA

A Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) informa que o Governo do Estado está colaborando com o trabalho da Polícia Federal prestando todas as informações solicitadas.

Na manhã desta segunda-feira, 28, os policias estiveram na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) cumprindo um mandado judicial em um processo sigiloso que tramita na Justiça Eleitoral, relacionado a emendas parlamentares.

A Secom informa ainda que não houve apreensão de equipamentos, que todas as informações solicitadas foram prestadas com clareza e que não foi cometida nenhuma irregularidade referente a emendas parlamentares.

O Governo do Estado reitera que, mesmo com várias tentativas de impedirem que esta gestão honre seus compromissos, irá manter os projetos iniciados como a operação tapa buraco nas rodovias estaduais, o Opera Tocantins e o pagamento em dia do salário do servidor público.

Secretaria de Estado da Comunicação Social

 

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...