Mauro Carlesse tomou a decisão correta: não poderia promover policiais militares em época eleitoral. É a lei. O governador está acossado pelo Ministério Público Eleitoral, Justiça e Tribunal de Contas. Não iria dar mais argumentos aos órgãos. Talvez aí os motivos para a preocupação que não teve na eleição suplementar.

De qualquer forma, o retorno da institucionalidade é um avanço. E Mauro Carlesse está certo em outro ponto: Marcelo Miranda empurrou com a barriga desde 2015 as promoções na caserna.

O erro de Carlesse é colocar isto como uma omissão do ex-governador quando se sabe que as promoções não foram efetivadas por absoluta falta de dinheiro. O mesmo que impedia o pagamento de progressões e data-base.

Algo que parece não preocupar Mauro Carlesse que tem deixado setores nevrálgicos do serviço público (como a saúde) sem recursos para pagar as mesmas progressões e correções. Só não o fez da PM porque MPE, TCE e Justiça estão no seu calcanhar.

Não tenha dúvida: passado o período eleitoral, Carlesse vai enfiar o pé na jaca e pagar também as promoções na PM. Aliás, um direito dos policiais. Mesmo que os hospitais continuem da forma que estão.

Veja aí a nota do governo sobre as promoções da PM

Nota – Promoções Polícia Militar

O Governo do Estado cumprimenta a todos os militares neste  25 de agosto, dia do Soldado, em especial os integrantes da gloriosa  Polícia Militar e do  Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins.

Em relação as promoções dos integrantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o Governo do Estado informa a impossibilidade da concessão neste momento devido a vedação da Lei Eleitoral (9.504/97). 

No entanto, após o período eleitoral, o Governo pretende resgatar esse compromisso com a corporação que vem sendo postergado desde o ano de 2015, durante a gestão anterior. O Governo do Estado toma essa decisão para que sejam evitados questionamentos judiciais e também visando resguardar a dignidade daqueles que esperam a publicação e cumprimento dos atos de promoção. 

Somadas às promoções, o Governo do Estado também pretende implementar as progressões horizontais e outros direitos adquiridos e acordados com a corporação.

No tocante à melhoria das condições de trabalho, o Governo já providencia a aquisição de fardamento, novos armamentos e viaturas, além da digitalização da comunicação.

O Tocantins passa por um momento de reestruturação e reorganização da sua estrutura administrativa. E essa nova realidade do Estado refuta ações oportunistas e que visam somente criar um clima de desarmonia na corporação e com isso obter resultados eleitorais.

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...