Os melhores nomes da educação profissional do Tocantins foram conhecidos na cerimônia de encerramento da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento (OC) na noite da última sexta-feira, 08/12, em Araguaína. O evento ocorreu de 05 a 08/12 no Centro de Educação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com a participação de 18 competidores em ocupações da indústria. Os nove vencedores da competição estadual terão seus índices técnicos avaliados para definir os participantes da fase nacional do evento que acontece em 2018.

Durante três dias, os alunos do SENAI realizaram provas simultaneamente sob a avaliação de técnicos que analisaram critérios como conhecimento, técnica e criatividade no cumprimento da tarefa relacionada à profissão na qual o aluno é certificado pelo SENAI. Nove ocupações da indústria foram avaliadas: Revestimento Cerâmico, Instalações elétricas prediais, Construção e alvenaria, Tecnologia da moda, Design gráfico, Web design, Panificação PCD, Pintura decorativa e Sistema Drywall e Estocagem.

Quem visitou a competição, acompanhou esse trabalho dia a dia e viu surgir criações na área de Webdesign, produtos da área de panificação, construções com aplicação de cerâmica, pintura decorativa e instalações elétricas, entre outras atividades. 

Segundo a gerente da Unidade de Educação, Tecnologia e Inovação do SENAI, Dini Bezerra, a Olimpíada é também uma forma de avaliar a educação profissional da instituição e fazer um diagnóstico dos pontos fortes e de melhoria no processo de aprendizagem dos alunos que são exigidos nas provas conforme demandas do mercado de trabalho em suas áreas.

“Foi tudo muito positivo, pois a gente consegui avaliar o processo de educação profissional de SENAI e o desempenho dos nossos competidores. E agora o nosso grande foco é se preparar para a etapa nacional e, sobretudo, preparar ainda mais os nossos competidores para que possamos competir possamos chegar na seletiva nacional em 2018 com os melhores índices”, destacou Dini.

Um dos vencedores da competição, o Edwardes Gomes, da ocupação de Web Design, garante que compartilha deste objetivo de chegar à nacional com a melhor preparação nestes seis meses em busca de um resultado positivo. “Vou me esforçar bastante, tem alguns meses de treinamento pela frente e vou estudar dobrado”, disse o jovem vencedor, acrescentando o que aprendeu e ganhou na competição além do 1º lugar.

“O SENAI é uma empresa que realmente dá oportunidades para as pessoas. Tem toda a infraestrutura de curso técnico que a gente precisa e a minha vaga de emprego já está garantida. O aluno que faz curso técnico aqui tem emprego garantido. Ele [SENA] tem associação com várias empresas, um sistema de redirecionamento de alunos...e por ter participado na competição só dobrei minhas chances de conseguir um emprego”, garante otimista.

A Olimpíada do Conhecimento é o maior evento de educação profissional da América Latina e está organizada em quatro fases: Escolar, Estadual, Nacional e Mundial. Na última fase mundial da competição (WorldSkills), realizada em outubro deste ano nos Emirados Árabes, o SENAI trouxe o 2º lugar para o Brasil entre 68 países.  A Rússia obteve o 1º lugar e a China o 3º.

Confira os resultados da etapa estadual:

Tecnologia da Moda

1º lugar: Jaqueline Alves dos Santos – Araguaína

2º lugar: Jessica dos Santos da Silva – Taquaralto

3º lugar: Ana Carolina V. Alencar – Taquaralto

Design Gráfico

1º lugar: Ana Karita Mendes Bezerra – Palmas

2º lugar: Tulio André Dias Sousa – Araguaína

3º lugar: Ben-hur Santana Araújo – Gurupi

Aplicação de Revestimentos Cerâmicos

1º lugar: Daniela de Jesus Soares - Araguaína

2º lugar: Rafael da Rocha Alceno - Taquaralto

Instalações Elétricas Prediais

1º lugar: Rodrigo Nunes dos Santos – Araguaína

2º lugar: Elias Ferreira do Nascimento - Gurupi

Webdesign

1º lugar: Edwardes Junior L. Gomes – Palmas

2º lugar: Micauane Oliveira Sousa – Palmas

3º lugar: Marcos Venícius M. de Sousa - Palmas

Panificação PCD

1º lugar: Karoline Ferreira da Silva – Gurupi

Construção em Alvenaria

1º lugar: Eric da Silva Reis - Araguaína

2º lugar: Vitoria Helen Almeida Sousa – Araguaína

Pintura Decorativa

1º lugar: Guilherme Teilon A. da Silva – Taquaralto

Sistemas Drywall e Estocagem

1º lugar: Uanderson dos Santos Souza - Taquaralto

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...