Aliados do governador interino Mauro Carlesse já buscavam na manha desta segunda interlocução com o ex-prefeito Carlos Amastha. A proposta (que estaria sendo costurada pelo deputado Carlos Gaguim) contemplaria apoio do governo a Amastha numa candidatura ao Senado em outubro em troca do ex-prefeito subir no palanque de Mauro Carlesse no segundo turno da suplementar.

Como apurou o blog, o ex-prefeito ficara de dar uma resposta nesta tarde. Ainda que do outro lado estejam Siqueira Campos e tudo que Amastha diz ser políticos antigo, não é implausível que haja acordo.

Evidente que um acordo desses se daria em desfavor do projeto político do ex-prefeito de governar o Estado. Observando os votos de Amastha, é nítida a percepção de que os eleitores de Palmas é que não o colocaram no segundo turno. Ou seja: faltaram os votos de Palmas.

Vicentinho tomou a vaga de Amastha com 22,22% dos votos,contra 21,41% do ex-prefeito.

Explico: Amastha teve no domingo apenas 37,40% dos votos válidos na Capital contra 26,39% dos votos dados a Carlesse em Palmas. Lá em Gurupi, Carlesse fez seu dever de casa: obteve 56,7% dos votos contra apenas 20,67% de gurupienses que escolheram Amastha. Em Araguaina, Amastha teve 37,29% dos votos contra 30,22% conseguidos por Carlesse. Os três maiores colégios eleitorais.

Ou seja, faltaram votos de Palmas a Amastha. Talvez os votos que migraram para Marlon Reis que saiu com 19,08% dos votos dos palmenses em sua primeira disputa eleitoral.

 A campanha de Amastha (como apurou este blog) foi certo modo franciscana. Amastha só teria colocado estrutura em Araguaína, Palmas, Paraíso e Gurupi. Talvez por não acreditar na própria candidatura ou no potencial eleitoral que terminou por se constatar. E material (planfetagem) não chegou aos municípios.

 

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...