Para incentivar a produção da agricultura familiar, o governo anunciou um novo Plano Safra para o período 2018/2019. Serão ofertados R$ 31 bilhões com taxas reduzidas – esse valor é ainda R$ 1 bilhão maior que o registrado na última safra. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (26).

Desta vez, o plano Safra tem medidas voltadas também para segurança jurídica da terra e regularização fundiária; acesso à terra; seguro para a produção; assistência técnica e extensão rural e atividades para o semiárido. 

Com a queda da taxa básica de juros da economia, a Selic, o governo optou por também reduzir os juros cobrados dos produtores rurais, o que derrubou as taxas mais altas de 5,5% ao ano para 4,6%. “Isso são os menores juros de mercado, não tem juro nenhum mais baixo que esse”, afirmou o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Responsável por importante fatia da produção nacional, somente a agricultura familiar colocaria o Brasil como oitavo maior produtor de alimentos do mundo. Somando toda a produção, o País ocupa o sexto lugar. Segundo Padilha, o setor responde por sete em cada 10 postos de trabalho no campo.

O Secretário Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário da Casa Civil, Jefferson Coriteac, avaliou que esse segmento é determinante para a produção agrícola e para a economia brasileira. “O crescimento do Brasil passa pela agricultura familiar”, afirmou.

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...