Cada vez mais comum, o “gato” impacta na qualidade da energia, e também no bolso. É que a conta é dividida por todos. Por isso, a Energisa no Tocantins vem investindo em fiscalização e fortalecendo a parceria com a Polícia Civil no combate a essa prática. O resultado foi a redução, de 2016 para 2017, em 44% desses furtos. Com a quantidade de energia que seria furtada, daria para abastecer cerca de 22 mil residências por ano.

 

“O que muitas pessoas não sabem é que furtar energia é crime. Só este ano 15 pessoas foram presas”, explicou Helier Fioravante, gerente de Combate a Perdas da Energisa. Essas prisões são feitas com a parceria da Delegacia de Repressão a crimes praticados contra concessionárias prestadoras de serviços públicos (Derfae).

 

O furto de energia e as fraudes no relógio medidor são crimes previstos no Código Penal, no Artigo 155. Além disso, pode causar acidentes fatais, interromper a continuidade do serviço aos consumidores, prejudicar a qualidade da distribuição de energia e impactar diretamente na tarifa a ser paga. “Parte do valor da energia furtada é dividida entre todos os outros clientes. Quando alguém furta energia está prejudicando toda vizinhança”, afirmou Helier.

 

Atualmente, cerca de 130 profissionais da Energisa atuam na área de combate às perdas.

 

Tecnologia

A concessionária também investe em tecnologia e em inteligência para tornar o combate ao furto mais assertivo e eficaz no Tocantins. A empresa tem uma tecnologia em tempo real capaz de gerar o perfil de consumo de energia de cada cliente. Com base nestes dados, equipes de inteligência fazem uma análise das informações e enviam direcionamentos, por meio de tablets, para equipes de campo atuarem nas inspeções de suspeitas de fraudes. Em média, são 700 irregularidades identificadas por mês.

 

Para ajudar a combater esses crimes, é só denunciar pelo telefone 0800 721 3330 ou por meio do aplicativo Energisa ON, disponível gratuitamente na loja virtual para as versões IOS, Android e Windows Phone.

 

Sobre a Energisa

Com 112 anos de história, o Grupo Energisa é um dos maiores do Brasil em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla sete distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Paraná. São aproximadamente 6,6 milhões de clientes – o que representa uma população atendida de cerca de 16 milhões de pessoas – em 788 municípios em todas as regiões do Brasil.

 

 

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...