O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou  o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Encceja PPL) 2017. A última edição do Encceja PLL aconteceu em 2014 com a participação de 295 reeducandos e 38 socioeducandos dos sistemas prisional e socioeducativo do Tocantins.

Neste ano, para que os interessados possam participar, as unidades que pretendem aplicar o exame deverão solicitar a adesão à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). O prazo para aderir ao exame inicia no dia 22 de agosto e segue até 1º de setembro. 

No Tocantins, a processo será realizado em parceria entre a Seciju e a Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc). “Toda a parte pedagógica visando ao bom desempenho dos alunos ficará a cargo da Seduc. Já o que se refere à operacionalização ocorrerá via Seciju. Ambas as pastas estão empenhadas em garantir esse direito aos estudantes das escolas do sistema prisional e socioeducativo para que eles possam dar continuidade aos estudos e ter acesso ao ensino superior”, enfatizou a técnica da EJA PPL, Claudenice Bastos Palaci.

Mais de 700 estudantes são atendidos pelo Governo do Estado nas 13 escolas existentes nos sistemas prisional e socioeducativo do Tocantins. Estas unidades escolares beneficiam jovens e adultos privados de liberdade nos municípios de Araguaína, Arraias, Babaçulândia, Cariri, Guaraí, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Wanderlândia.

Inscrições-Após a adesão, as inscrições dos participantes serão feitas pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais e socioeducativas, no período de 28 de agosto a 8 de setembro.

Para quem busca obter a certificação para o ensino fundamental é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade. Já aqueles que pretendem receber o certificado de conclusão do ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos. Os candidatos com mais de 18 anos e que não tiverem concluído o ensino fundamental podem também optar por prestar o Encceja PLL direto para o ensino médio.

Provas-As provas do Encceja PPL 2017 serão aplicadas em 24 e 25 de outubro, nas próprias unidades prisionais e socioeducativas. O exame será dividido em quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além de redação.

Para a certificação do ensino fundamental, as provas avaliarão noções de ciências naturais, história, geografia, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e matemática. No exame do ensino médio serão avaliados conhecimentos nas áreas de ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...