Já tinha visto arbitrariedades de policiais e do estado policial, mas essa praticada ontem, a prevalecerem os fatos, deveria colocar na cadeia seus promotores. Um fake news praticado pelo próprio sistema de segurança pago para combatê-lo!!! A "inteligencia" vai achar-se exitosa porque teria chamado a atenção da população. Sem importar-se com as possíveis consequências da ação que não a sua publicidade e que poderiam ser imponderáveis, ainda que perfeitamente previsíveis como imprevisíveis. Uma irresponsabilidade eloquente.

A cidade (Palmas) mobilizou-se no domingo sensibilizada com a notícia de que uma criança primeiro haveria se afogado e depois raptada na Praia do Prata. Teriam sido chamados o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar com o helicóptero da Secretaria de Segurança Pública.

A comoção nas redes sociais era justificada. À noite, já se espalhava que a criancinha teria sido vista levada pelas mãos por uma mulher loira. Os policiais chegaram a conceder entrevistas a veículos de comunicação. Um sargento do CB deu entrevista ao Jornal do Tocantins de que os militares estavam de plantão quando ficaram sabendo do desaparecimento da menina.

Relato do sargento Osvaldo Laurentino Miranda ao JTO na tarde de ontem: “Segundo relatos de algumas pessoas, a mãe estava desesperada porque tinha sumido a filhinha dela de cinco anos de idade. Nós perguntamos à mãe qual local exato a criança estava sentada e começamos a fazer a busca na parte do cercado que não é muito funda. Fizemos a varredura no local e mais ou menos depois de 50 minutos a gente constatou que ela não estaria na água, porque é um local bem movimentado e raso e provavelmente alguém teria visto”. Disse mais o soldado: uma enfermeira teria testemunhado o desespero da mãe e ela teria se dirigido à Delegacia de Polícia Civil.

Pior: conforme o JTO, alguns grupos nas redes sociais informavam que se tratava apenas de uma simulação. A reportagem teria procurado o Corpo de Bombeiros e o Capitão Antônio Luis Soares teria confirmado que realmente uma criança havia desaparecido na praia!!!

Depois disso tudo, o Corpo de Bombeiros informa hoje que tudo era uma simulação com atores e que o objetivo era sensibilizar as pessoas sobre os riscos!!!!!

É óbvio que ninguém pode simular um crime informando-o como verdadeiro e não uma simulação. Quanto mais, autoridades públicas e policiais. Sem se importarem sequer que suas informações, tratadas como verdadeiras e publicadas por veículos sérios como tal, posto confirmadas como verdade pelos próprios comandantes da operação, contribuíram não para a simulação, mas a formação de um conjunto de ilegalidades que terminou por influenciar comportamentos.

Se uma mulher loira, por exemplo (que não a atriz), fosse flagrada com uma criancinha pelas mãos, poderia certamente ter sido admoestada ou mesmo agredida por pessoas informadas do desaparecimento de uma criança, circunstâncias e com as características publicitadas pela polícia. Sem informar-lhe que tudo não passava de uma encenação.

Isto aí os brutos e "intiligentes" ou ignoraram ou simplesmente negligenciaram com a estupefaciente encenação de algo que a Policia queria que a população que os paga para ter segurança observasse como verdadeira e, assim a tomando, passasse pela mesma sensação de insegurança para depois ser informada ser tudo de brincadeirinha daqueles que paga para lhes proporcionar justamente o contrário. E tudo num domingo de descanso e sol. De mau gosto.

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...