Os rumores nos bastidores políticos de problemas financeiros da candidatura de Carlos Amastha (negados por ele próprio no meio da semana) se intensificaram de sexta até hoje plasmado numa comentada demissão de profissionais de marketing de outros Estados feita pela coordenação de campanha com direito a festas de despedida anteontem. Alguns, com propostas de negociação de dívidas.

Pode ter sido, caso confirmada, mera movimentação administrativa, afinal campanhas tem um financeiro e sua administração não difere do gerenciamento de uma conta-corrente como outra qualquer na compatibilização de receita e despesa. Não foi negligenciando tais princípios que Amastha certamente conseguiu se transformar num grande empresário.

Amastha, conforme suas prestações de contas à Justiça Eleitoral, já teria gasto mais de R$ 4,8 milhões. No oficial, mais de três vezes as despesas de seu principal adversário, Mauro Carlesse.

Politicamente, entretanto, suscita raciocínios vários. Em um deles, Amastha já consideraria estar no segundo turno e mais uma semana de despesa de campanha não influenciaria numa vitória no primeiro turno. Um risco calculado já que, aí mesmo, é que necessitaria de equipe para montar as estratégias do segundo turno.

Na outra, os números das pesquisas internas poderiam estar indicando uma diferença maior de intenções de votos a Mauro Carlesse, projetando êxito do governador na sua reeleição já no próximo domingo. E aí a despesa de mais uma semana a Amastha não modificaria também o cenário.

E até mesmo que teria despachado de volta os profissionais para substituí-los por outros de sua conveniência. Os marqueteiros, entretanto, de dentro das campanhas, sugerem a decisão estar mais próxima da segunda opção. Ou seja: no conformismo do ex-prefeito aos números das pesquisas.

Em processos eleitorais, não há ponderações. Para adversários, qualquer faísca é pavio.

Deixe seu comentário:

Destaque

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou nesta quinta-feira (28), na B3 (bolsa de valores brasileira), em São Paulo, um leilão par...

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) deflagrou, nesta quarta-feira, 13, a ope...

O projeto de construção da infraestrutura turística na praia do Lago do Manoel Alves, localizado em uma região entre os municípios de Dia...