A programação do Circuito Cultural Infantil que acontece nos 34 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e nas seis unidades educacionais que ofertam a educação infantil na rede municipal de ensino iniciou a semana promovendo atividades com foco em brincadeiras e interações, que vão desde a contação de histórias, teatro, musicalidade e linguagens até atividades ao ar livre. Elas são trabalhadas durante todo ano letivo, e no mês de abril ganham repercussão ainda maior por ser o mês do Livro e da Literatura Infantil. A programação segue até o próximo sábado, 20.

Localizado em Taquaruçu, o Cmei Cantinho Feliz promove suas atividades enfatizando a história e a memória do distrito. Segundo a supervisora escolar Poliana Silveira, a autonomia propiciada a cada unidade escolar propiciou que se escolhesse a temática trabalhada no Cmei priorizando as tradições de Taquaruçu ao mesmo tempo em que valoriza a prática pedagógica da instituição. “O nosso Circuito Cultural Infantil é voltado à realidade local, com contação de histórias, brincadeiras tradicionais e interações. A temática macro do projeto foi associada à história e memória valorizando projetos locais como o resgate da viola de buruti, o projeto Vereda e participação do grupo da melhor idade”, explica.

Para Marlúcia Brito, regente de sala do maternal I, o projeto é muito interessante porque promove o contato entre as crianças e a comunidade, incrementando as práticas educativas e enriquecendo a interação social. “São atividades que desenvolvem a oralidade, o raciocínio e a coordenação motora”, disse.

A gestora do Cmei Cantinho Feliz, Alcirene Moura, considera que o Circuito Cultural Infantil deste ano foi muito bem casado com o projeto já desenvolvido na unidade, que é o ‘Nosso Distrito tem Memória e História’. “Conseguimos trazer a cultura local para dentro de sala e trabalhar o regionalismo com musicalidade, movimento e contação de história e ainda engajar a melhor idade, que sempre participa dos nossos projetos”.

 

Circuito Cultural Infantil

O objetivo do Circuito Cultural Infantil é valorizar a prática pedagógica de cada instituição, enfatizando as propostas de movimento, contação de histórias e musicalidade que envolvam múltiplas linguagens, oportunizando às crianças interação, socialização e ludicidade por meio do brincar. São priorizadas atividades que trabalham a coordenação motora e o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos nossos alunos.

O projeto promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Diretoria de Educação Infantil, tem o intuito de estimular ações pedagógicas que envolvam atividades lúdicas e recreativas. 

 

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