O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira,26, no auditório do Plenário Deputado Sebastião Borba, da Câmara municipal, e contou com a participação da secretária de saúde, Lourdes Dourado e também dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. 

Na pauta do encontro foi discutida a intensificação das ações de combate e controle a proliferação do mosquito Aedes Aegypti que é responsável por transmitir a Dengue,  a febre Chikungunya  e o Zica, sendo está última doença relacionada aos casos de microcefalia no país, de acordo com o Ministério da Saúde. 

A secretária Lourdes Dourado lembrou a importância dos agentes no combate ao mosquito e na destruição dos criadouros e repasse de informações para a sociedade. Além da secretária, também ministraram palestras o médico Daniel Victor que abordou o tema “Sintomalogia do Vírus Zika, Chikungunya e Dengue: Cuidados em casos suspeitos e a importância do trabalho de prevenção dos agravos”. Em seguida o Enfermeiro e Coordenador da Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador, Thyago Sabino, falou sobre “ Notificação de agravos e Encerramento de casos em tempo oportuno”. 

O enfermeiro e coordenador, Thyago Sabino, também fez a exposição do Plano para combate a Dengue e Prevenção. “Tivemos a oportunidade de ouvir nossos profissionais que estão à frente do trabalho para colher mais informações e assim termos condições de aprimorar nossas ações de combate ao Aedes Aegypti”, comentou Thyago. 

Os agentes de saúde e também de endemias que atuam em Miracema também tiveram a oportunidade de sanar dúvidas sobre a Atenção Primária no Combate ao mosquito da Dengue e a Portaria 2121 de 18 de dezembro de 2015, que trata sobre as ações voltadas ao controle e redução dos riscos em saúde pelas Equipes de Atenção Básica, além da importância do E-Sus. 

A secretária de saúde, Lourdes Dourado, comentou que o encontro foi de extrema importância para os agentes já que foram esclarecidas dúvidas e os profissionais tiveram a oportunidade contribuir efetivamente com o processo. “Não podemos pensar separadamente. Temos que contar com a contribuição de cada servidor e nossos agentes estão dentro das residências, conversando diariamente com a sociedade. Eles são fundamentais.

Outro assunto abordado dentro do encontro foi a instalação da Sala de controle para combater a Denguem Chicungunya e Zica, lançada nacionalmente pelo Ministério da Saúde e já implantada pelo Governo do Estado do Tocantins. A meta da prefeitura de Miracema é também implantar a Sala e monitorar e gerenciar ações de mobilização e combate ao mosquito que transmite as doenças

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...