A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela lógica, o texto deve ter passado pela Procuradoria Geral do Estado.

A MP publicada dois dias antes do Dia de Tiradentes (dedicado aos soldados) garante (é uma abertura) ao governo a possibilidade de abrir crédito suplementar à PM para garantir, dentre outras, as promoções. É um benefício que o governador Wanderlei Barbosa oferece aos PMs.

Os governos, assim, e considerando a possibilidade que o texto concederia, não teriam justificativas para não concedê-las (as promoções) com argumentos de falta de orçamento ou financeiro. Ou concedê-las e não implementá-las financeriamente.

Nos últimos governos ficavam anos sem a implementação financeira das promoções.

A MP também concede outros benefícios aos PMs, também relevantes e que eram reivincidados pelos militares e bombeiros.

De forma que, pela MP 09, o governo incluiu, pela MP, esse parágrafo único no artigo 68 da Lei 2578/2012 (Estatuto dos Policiais e Bombeiros Militares).

Parágrafo único. Fica o Chefe do Poder Executivo autorizado a abrir créditos suplementares necessários ao custeio do auxílio de que trata a alínea “v” do inciso III do caput deste artigo.” (NR)

A dificuldade para implementação é que o artigo 68, inciso III da Lei 2578/2012 só tem alíneas até a letra “U”. O mesmo se dá na Lei 2575/2012, que trata das promoções da Polícia Militar. Ou seja, mesmo que MP tem efeito imediato e os PMs no dia 21 pudessem comemorar, a MP 09  foi novamente publicada com incorreções. Sem pendurar a janela de forma clara o crédito suplementar em alguma alínea.

Ou seja, a PGE terá que deixar de lado, por alguns momentos, suas atividades políticas e corrigir a MP para que o governo possa republica-la e o beneficio aos PMs seja efetivamente garantido como quer o Governador..

Deixe seu comentário:

1 Comentário(s)

  • Mauricio
    19/04/2024

    Bom dia. Para esclarecimento, a alínea "v" consta da alteração da Lei 2.578/12 pela Lei 4.129/23, onde trata-se de auxílio fardamento, portanto, correta a MP editada pela Executivo Estadual. Pesquisando a Lei 2.578/12 pelo site da Assembleia a legislação aparece de forma consolidada. Espero ter colaborado.

Ponto Cartesiano

Caiu como uma bomba no governo estudo realizado pela Firjan (divulgado pelo Metropoles no domingo) de que apenas quatro dos 27 Estados fechariam 2024 no azul. Ou seja, sem d&e...

Recheados de símbolos e intenções transversais os discursos do senador Eduardo Gomes e do governador Wanderlei Barbosa no sábado, a tomar as dec...

A jornalista e pré-candidata a prefeita, Roberta Tum (PCdoB) fez ontem uma resenha dos últimos dias. Assino embaixo. Só faço uma anota&cced...