Termina, nesta quarta-feira (01/08), o prazo para os interessados participarem da pesquisa pública do Poder Judiciário que busca ouvir a opinião do cidadão e dos membros do sistema de Justiça sobre quais ações devem ser consideradas prioritárias no próximo ano. O objetivo é aprimorar a prestação jurisdicional. 

Para responder ao questionário, basta acessar o site do TJTO, clicar no link da pesquisa e escolher uma das opções disponibilizadas na plataforma (cidadão - advogado - defensor - membro MP - magistrado - servidor).  A iniciativa atende ao disposto na Resolução nº 221/2016, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário e das políticas judiciárias do CNJ.

Em 2019 o Judiciário nacional estará focado no macrodesafio “Aprimoramento da Justiça Criminal" e, neste contexto, quem participar da pesquisa poderá estabelecer qual deve ser a prioridade do Judiciário em relação a temas como realização de videoconferência para audiências de presos, expansão da estrutura do depoimento especial da criança e do adolescente quando vítima ou testemunha de violência e implementação do Processo Judicial Eletrônico para atender as unidades criminais.

Saiba mais

Há 10 anos o CNJ estabelece metas nacionais para aperfeiçoar a prestação jurisdicional em todo o país. Usualmente, esse processo é feito com a participação dos tribunais estaduais e aprovado durante o Encontro Nacional do Poder Judiciário. As metas para 2019, no entanto, contarão também com a participação popular por meio da pesquisa pública.

A iniciativa é da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, formada por 20 tribunais estaduais, que busca, a partir deste ano, num esforço conjunto, conduzir o processo de gestão participativa para que a sociedade emita suas opiniões e considerações acerca das Metas Nacionais do Poder Judiciário.

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...