A VLI – companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais – participou nesta terça-feira, 22, do Fórum Regional Norte Export 2024, que aconteceu em Palmas (TO), reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor logístico. O evento, que teve como objetivo organizar uma mobilização institucional para o desenvolvimento da infraestrutura, do transporte terrestre e da navegação interior na região Norte, contou com a participação de diversas empresas de setores como logística, transportes, infraestrutura e tecnologia.

Anderson Abreu, gerente geral de Relações Institucionais da VLI, foi um dos debatedores no painel “Descarbonização no setor de transportes e incentivos ao desenvolvimento sustentável da infraestrutura na região Norte”. O painel abordou pontos como estratégias de redução de emissões, aprimoramento da eficiência energética e os incentivos ao desenvolvimento sustentável.

“O cenário do Brasil e do mundo demanda a adoção de um serviço de logística ‘ponta-a-ponta’, que utiliza mais de um modal para deslocar cargas. A orquestração da conexão do transporte rodoviário com terminais, ferrovias e portos que operamos é um dos fatores que a VLI entrega para transformar a logística do Brasil e ser a primeira escolha dos nossos clientes. A conexão gerada pelo modelo da VLI é totalmente aderente à necessidade de descarbonização da infraestrutura logística brasileira, pois reduz ineficiência na interface entre os elos da cadeia logística. Estamos no caminho certo”, afirmou Anderson Abreu.

A VLI tem trabalhado efetivamente para reduzir os impactos ambientais das suas operações. Entre 2012 e 2022, a eficiência energética nas operações da companhia melhorou em 35%. A VLI também adota soluções robustas na gestão de ativos, incluindo a manutenção de locomotivas, vagões e vias permanentes, garantindo a longevidade dos ativos e maior eficiência energética. No ano passado, a companhia investiu mais de R$ 200 milhões na aquisição de 168 vagões e três locomotivas para o Corredor Norte.

Em termos de inovação e tecnologia, a VLI utiliza hardware e softwares embarcados nas locomotivas para reduzir o consumo de combustível. Um destaque é o Sistema Leader, um assistente de condução semiautônoma que pode economizar até 7% de combustível no Corredor Norte.

Além da participação no painel, a VLI recebeu os participantes do Fórum no Terminal Integrador de Porto Nacional (TIPN), onde realizaram uma visita ao tombador e observaram o processo de carregamento ferroviário.

O Corredor Norte da VLI
O Corredor Norte atende clientes dos segmentos do agronegócio, mineração, celulose e combustíveis. Sua estrutura inclui o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS), controlado pela VLI. Também compõem o corredor três terminais integradores da companhia estrategicamente posicionados nas cidades de Palmeirante e Porto Nacional, no Tocantins, e Porto Franco, no Maranhão. Os terminais realizam o transbordo das cargas dos caminhões para as ferrovias, além de oferecer capacidade de armazenagem aos produtores.

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

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