Alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino da Capital, sendo elas Beatriz Rodrigues, Tom Jobim, Jorge Amado e a Escola de Tempo Integral (ETI) Maria Júlia receberão nesta quarta-feira, 11, às 19 horas, no auditório da ETI Eurídice Ferreira de Mello, os certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes do Projeto TechInclusão.
A solenidade marcará o encerramento dos cursos de programação de serviços web, criação de sites e desenvolvimento mobile, ofertados pelo projeto realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) e a Secretaria Municipal da Educação (Semed).
As aulas aconteceram de forma presencial, nas regiões sul e norte da Capital e em Luzimangues, com duração de quatro meses, sendo que cada um dos cursos teve carga horária de 200 horas.
Todos os 575 cursistas, sendo 217 do curso criação de sites, 263 do curso de programação de serviços web e 95 de desenvolvimento mobile irão receber a certificação.
A coordenadora da Escola de Formação da Semed, Maria da Conceição Lopes, acredita que os cursos qualificaram os jovens, oferecendo tanto habilidades tecnológicas relevantes, como desenvolvimento pessoal. “Nossos alunos foram provocados a observar de forma concreta o mercado de trabalho e as possibilidades que a interação com as tecnologias da informação podem gerar renda. Que este momento, seja apenas o primeiro passo de muitos outros”, reforçou a coordenadora, agradecendo a parceria com a UFT e a Fapto.
TechInclusão
O projeto de extensão vem capacitando jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica formando profissionais no mercado de tecnologia, fortalecendo a inclusão digital e oportunidades no setor.
Ele foi reconhecido como o maior projeto de qualificação profissional em tecnologia da região Norte, selecionado pelo renomado Programa Manuel Querino de Qualificação Profissional (PMQ), do Ministério do Trabalho e Emprego (MPE), lançado em novembro de 2023, com meta de capacitar profissionalmente trabalhadores contribuindo para formação em geral.