As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João e Maria, situado na Arso 32 (305 Sul), participam na quinta-feira, 18, às 9h, de uma proposta de interculturalidade com a presença de indígenas da etnia Xerente. O objetivo é apresentar para as crianças a riqueza cultural do Tocantins, destacando a diversidade e o respeito às diferenças étnicas e culturais. A programação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), Universidade da Maturidade (UMA) e Secretaria Municipal da Educação de Tocantínia.


Segundo a supervisora do Cmei João e Maria, Jussara Martins de Amorim, toda unidade educacional está envolvida na programação, que contará com a participação de dois anciões, dois educadores e três crianças da etnia Xerente. “Vamos promover um verdadeiro intercâmbio cultural, apresentando às nossas crianças um pouco mais da cultura desses povos, como língua, tradições e culinária”, adianta a educadora. 


Ainda segundo Jussara Amorim, os convidados e as crianças irão vivenciar momentos de brincadeiras com as turmas da pré-escola, como forma de valorizar o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas. “Seguindo a proposta com diálogos interculturais durante as visitas às salas de aulas, os pequenos terão a oportunidade de manipular objetos trazidos pelos indígenas e praticar a escuta e a compreensão da língua". 


A programação será encerrada com um lanche coletivo, composto por comidas típicas da culinária indígena, e pela entrega de produtos alimentícios arrecadados pela comunidade escolar, como forma de agradecimento pela visita à unidade educacional. 

 

Interculturalidade

A interculturalidade é um conceito que promove as relações de comunicação entre grupos culturais que se diferem de suas práticas, sempre estimulando a interação, compreensão e o respeito entre as diferentes culturas e grupos étnicos. A proposta, que pode também ser definida como um meio de experimentar a cultura de outro indivíduo, preza por valores como respeito, cidadania, igualdade, tolerância, democracia na educação e direitos humanos.

Deixe seu comentário:

Estado

Em uma grande festa realizada nesse sábado, 27, para comemorar o seu aniversário de 58 anos, o presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, reuniu, no Cry...

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) interpôs agravo regimental no Superior Tribunal de Justiça (STJ), na quarta-feira, 24, visando restabelecer o ju...

A Secretaria de Estado da Mulher (Secmulher), em parceria com o Projeto Mulheres que Inspiram e a Prefeitura de Tocantinópolis, uniram esforços para...