Um homem de iniciais A.F.A, de 51 anos, condenado pela prática do crime de estupro de vulnerável contra a própria enteada, foi preso pela Polícia Civil do Tocantins, na manhã desta quinta-feira, 16, durante ação realizada pelas equipes da 3ª Delegacia Especializada de Combate à Violência Doméstica (DEAM - Araguaína).
Coordenada pela delegada Sarah Lilian, a ação que resultou na captura do indivíduo foi deflagrada pela 3ª DEAM depois que os policiais civis tomaram conhecimento da existência de um mandado de prisão por condenação em definitivo pela Vara de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Araguaína, em desfavor do homem que foi condenado a 14 anos de prisão por seguidos estupros contra sua enteada, no ano de 2012.
De posse da ordem judicial, os policiais deram início às diligências e conseguiram localizar o autor em seu local de trabalho, situado no Povoado Barra da Grota. Sem esboçar reação, o indivíduo foi conduzido até a sede da 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Araguaína e, após a realização das providências legais cabíveis, ele foi recolhido à Unidade Penal Regional Local, onde aguardará manifestação da Justiça.
Crimes continuados
As investigações da Polícia Civil revelaram que no ano de 2012, A.F.A., teria cometido vários abusos contra sua enteada com necessidades especiais, que na época dos fatos, tinha 22 anos. Aproveitando-se da proximidade que tinha com a vítima, por morar na mesma residência, o indivíduo teria abusado da vítima por várias vezes, até que os crimes foram descobertos e denunciados a Polícia Civil que abriu inquérito, onde foi comprovada a prática delitiva.
Dessa forma, com base nas investigações, A.F.A. foi julgado e condenado a 14 anos de prisão no ano de 2024 e, desde então, era considerado foragido da Justiça.
A prisão de mais um homem condenado por estupro de vulnerável em Araguaína, reforça o comprometimento da Polícia Civil do Tocantins na erradicação desse tipo de crime. “As equipes da 3ª DEAM estão atentas e vigilantes no sentido de identificar e prender todos aqueles que insistem na prática de crimes dessa natureza hedionda como o estupro de vulnerável. Nesse sentido, estamos intensificando os trabalhos investigativos e reafirmamos nosso compromisso com a sociedade araguainense para que sejamos capazes de zerar esse tipo de ocorrência em nossa cidade”, ressaltou.