O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou no sábado, 19, um mutirão de consultas pediátricas, com o objetivo de dar celeridade no diagnóstico e tratamento das crianças. A ação contemplou as especialidades de gastropediatria e pneumopediatria disponibilizou vagas para 40 pacientes.  


Os profissionais especialistas atenderam pacientes dos municípios de São Bento, Babaçulândia, Esperantina, Lagoa da Confusão, Araguaína, Centenário, Dianópolis, Miranorte, Porto Nacional, Novo Alegre,  Pindorama, Wanderlândia, Palmeirópolis, Praia Norte Norte, Ponte alta do Tocantins e Palmas. As consultas foram realizadas no ambulatório pediátrico da unidade hospitalar.


O diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa, frisou que "essa iniciativa beneficia diretamente os usuários, oferecendo consultas especializadas de forma mais rápida. Nosso foco é agilizar o atendimento de pacientes pediátricos como também fortalecer o Sistema Único de Saúde. Infelizmente vieram só pouco mais de 20 pacientes,  mas seguiremos trabalhando para atender a todos".


Segundo a médica  pneumologista, Karla Noleto, "a prioridade neste mutirão é atender pacientes com problemas respiratórios, como asma e pneumonias graves, principalmente os que aguardam por uma consulta inicial. Estamos priorizando os pacientes de primeira vez, que estavam na fila aguardando vaga para pneumologia pediátrica. Além do atendimento, realizaremos exames complementares, caso necessário”.


Soraya dos Santos, moradora de Centenário e mãe de Olívia Moura da Silva, de 3 anos, ressaltou a importância do mutirão. "É muito bom esses mutirões, porque ficamos tanto tempo aguardando e na esperança de resolver logo o problema de saúde da minha filha. A médica examinou ela e encaminhou os exames específicos e necessários para diagnosticar e iniciar o tratamento correto. O atendimento foi muito bom".


Outro paciente atendido foi o Matheus Bernardo, de 6 anos, que é autista. Sua mãe, Stefane Alípio, residente em Pindorama, destacou que,  "esse mutirão é muito importante. Poderia acontecer com mais frequência e com mais especialistas, para que o atendimento seja mais rápido, priorizando os casos mais urgentes. Gostei do atendimento, a médica muito atenciosa".

Deixe seu comentário:

Estado

Em mais uma ação de combate à criminalidade, a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por meio da 1ª Divisão de Repressão a Nar...

Sinônimo de orgulho, cultura e tradição no Tocantins, o capim-dourado agora é oficialmente reconhecido como manifestação da cultura nac...

Nesta semana, ocorre a última etapa do Juizado Especial Federal Itinerante (Jefit) em Arraias (TO), a 342 km de Palmas. A ação da Justiça Federal do Toc...