Se mostra perdas do governo nos cinco maiores colégios eleitorais, as eleições de domingo fizeram emergir o Republicanos como o partido com o maior número de prefeitos eleitos.

E, por outro lado, quase deixaram o PL (de Jair Bolsonaro) sem prefeitos. O Republicanos deixou para trás o PSD (do senador Irajá Abreu) que teve o maior número de prefeitos em 2020.

Somando todos os eleitos pelos partidos que estão na base do governo, o Palácio Araguaia tem, ao seu lado, agora, 124 prefeituras.

O Republicanos (presidido por Wanderlei Barbosa) elegeu no domingo 56 prefeitos. O União Brasil (de Dorinha Seabra) fez 37 e o PP (de Vicentinho Junior) apenas 15.

Surpreendente foi o desempenho do PL (de Eduardo Gomes) que, de 139 prefeitura, elegeu apenas três prefeitos. E o PSD (do senador Irajá Abreu) saiu nanico no domingo: apenas seis prefeitos.

Não é um bom número que o incentivasse a continuar batendo em Wanderlei dado o resultado inverso.

 No mais, o PDT elegeu oito prefeitos, MDB (4), PT (3), PSDB (2), AGIR, PSB e Solidariedade, um prefeito cada.

De outro modo: Wanderlei está vivinho e com surpreendente artilharia para 2026. Na relação inversa de potenciais adversários hoje aliados.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O deputado Junior Geo tem, agora, um bom  motivo para apoiar o deputado Eduardo Siqueira Campos. O aceno feito pelo partido do ex-deputado Eduardo Siqueira&n...

O governo decidiu alterar o Dia do Funcionário público, passando o “feriado” de 28 de outubro para 1º de novembro. Outros governos tamb&eacut...

Está disponível no site da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) nesta quinta-feira, 17/10, pesquisa de int...