Dois assuntos que devem marcar esta quinta. Do ponto de vista político, porque de ações de PF não se pode antecipar nada.
No primeiro, o anúncio a ser feito hoje oficialmente do apoio do vice Laurez Moreira (PDT) à campanha de Eduardo Siqueira (Podemos). Eduardo deve convocar imprensa hoje.
No segundo, pode ser mais um dia em que Junior Geo e Cínthia Ribeiro perdem para oficializar a Eduardo o apoio que já sugeriram publicamente.
Significa que dois que estavam do outro lado já decidiram-se por Eduardo. Do grupo ligado a Cínthia, PT e PCdoB também. Mas o PSDB ainda não.
Ainda que tivessem, Cínthia e Geo, anunciado o não: Janad. E, como é sabido, não existiria outro sim. Pode ser estratégia mas este mesmo modo prejudicou Geo no atraso de lançamento de sua pré-candidatura pelo PSDB.
No dia da filiação de Geo (uma noite de sexta), a presidente regional do PSDB preferiu seguir a Paranã, onde o seu candidato foi derrotado pelo Republicanos no primeiro turno. Paranã tem 7 mil e 500 eleitores, Palmas 203 mil.
Correm Cínthia, Geo e Mantoan o risco de quando anunciarem, seus apoios tenham perdido valor de face.
E seja quase uma imposição anunciar a escolha e deles o candidato possa prescindir, aceitar sem contraprestação. O segundo turno corre há quatro dias.
Os eleitores tucanos podem, ainda, deduzir que não apoiarão Cínthia e Geo qualquer candidato. E aí se seus líderes demorarem não terão mais escolhas. Também o eleitor tem expectativas de poder.
O PSDB não tem outra escolha: ficar parado ou Eduardo Siqueira. Enquanto a campanha corre, prefere, tucanamente, o conflito aristotélico se sim é não e não é sim.
No meio disso tudo, a campanha de Janad abre o baú de baixarias: numa delas, dissemina nas redes que Eduardo Siqueira é petista e comunista!! Haveria maior baixaria do que isto!!! Chamar a direita de esquerda!!!
Ou Eduardo escondeu em toda sua trajetória política e do pai Siqueira Campos esse lado, digamos, stalinista-marxista-leninista de ser!!! Sentado no Centrão!!!! No pefelê de ACM!!!
Um mau prenúncio para Janad que, no geral, mais levou do que bateu no primeiro turno.