A eleições na OAB Tocantins ocorrem nesta segunda, das 8 às 17 horas. Como os advogados utilizarão urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral, é provável que antes das 18 horas já se tenha o resultado.
Disputarão os votos duas chapas: a primeira encabeçada pelo atual presidente, Gedeon Pitaluga (OAB Independente) e a outra por Leonardo Maciel (Advocacia em Ordem). As eleições na Ordem sempre foram muito disputadas.
Gedeon, no entanto, leva nítida vantagem sobre Leonardo. Tem a seu favor a gestão à frente da Ordem.
Como apurou o blog, o atual presidente é o mais cotado para vencer o pleito por margem razoável de votos.
Sua administração é aprovada pela maioria, apesar dos ingredientes políticos que a sua oposição, democraticamente, diga-se, tentou turbinar.Mas que parecem não ter encontrado eco entre os advogados e a própria sociedade.
Um processo que, ao longo da campanha, encontrou o seu ponto, com a prevalência de propostas ao denuncismo. Uma campanha dentro dos parâmetros democráticos.
Leonardo enfrentou o desafio do novo e de que poderia fazer melhor quando Gedeon (apesar da carga de pressão política que recebeu por questões extra-Ordem) viabilizou avanços indiscutíveis aos profissionais.
Não só na administração financeira dos cerca de R$ 10 milhões anuais do orçamento da OAB e da Caixa de Assistência. Mas em outras atividades como as 10 mil horas de cursos e qualificações na Escola de Advocacia ou as quase 50 obras realizadas no triênio.
Dentre elas, a construção de sete sedes próprias de subseções e estacionamento para a OAB nos fóruns de Palmas e Gurupi. E agora quer dar um prazo para que jovens advocados não precisem pagar anuidade até se estabelecerem. Não há como negá-los e ao esforço de Gedeon. E isto não é pouco.
E por último, a Justiça Federal dispensou de cobrança de alvará para advogados em Palmas e o Procon decidiu suspender os prazos processuais e as audiências de conciliação durante o recesso forense. Tudo a pedido da Ordem sob Gedeon E na OAB não há limite de número de reeleições.