São Paulo, dezembro de 2024 - A inteligência artificial (IA) está se consolidando como um pilar estratégico no setor financeiro brasileiro, especialmente na análise e concessão de crédito. De acordo com o estudo “Evolução da IA no setor financeiro”, conduzido pela Cinnecta- empresa do grupo Matera - especializada em soluções de inteligência artificial e análise de comportamento de clientes para o setor financeiro, 50% das instituições pesquisadas já utilizam IA de alguma forma em seus processos de crédito, proporcionando vantagem competitiva em rapidez, personalização de produtos e redução de inadimplência. No entanto, a outra metade ainda enfrenta desafios para explorar todo o potencial dessa tecnologia.

O levantamento, realizado entre abril e maio de 2024 com a participação de 30 executivos de grandes bancos, bancos digitais e cooperativas de crédito, e consolidado para publicação em setembro, revela que 26,7% dos líderes entrevistados apontam a capacidade de coletar, integrar e analisar dados com precisão como o principal desafio. Além disso, 23,3% destacam a detecção de fraudes e a gestão de riscos como áreas que exigem soluções avançadas de IA e machine learning para identificar padrões complexos em tempo real.

Fontes de dados e novos paradigmas no crédito

A análise de crédito no Brasil é fortemente baseada em dados de bureaus de crédito, utilizados por 89,7% das instituições, e no Sistema de Informações de Crédito (SCR), citadopor 44,8% dos executivos. No entanto, a integração do Open Banking está crescendo, sendo adotada por 31% das empresas do setor. Para Ricardo Ferreira, COO da Cinnecta, o avanço do Open Banking representa uma virada de chave no uso de IA.

“Essa combinação abre novas oportunidades para uma análise mais detalhada e personalizada do comportamento do cliente. Isso permite que as instituições ofereçam produtos de crédito mais adequados à realidade de cada consumidor, aumentando a eficiência e diminuindo riscos,” afirma Ferreira.

Entre as instituições que utilizam IA, o histórico transacional do cliente é levado em consideração em 55,2% das análises, enquanto apenas 17,2% deles analisam o histórico de comportamento do cliente antes de tomar uma decisão. Segundo Ferreira, esse é um dos principais trunfos para aumentar a assertividade na concessão de crédito. “A IA traz a capacidade de analisar dados de diferentes fontes em tempo real, padrões complexos de comportamento, ajudando as instituições a compreender melhor o momento de vida e os hábitos de consumo de seus clientes, o que resulta em decisões de crédito mais seguras e rápidas,” destaca.

Investimentos em IA são prioridade para o setor

O estudo também revela que 70% das equipes de crédito classificam como alta a prioridade de implementar novas tecnologias nos próximos meses, refletindo a urgência em atualizar ferramentas e metodologias para avaliar riscos e conceder crédito com mais precisão e agilidade. Apenas 3,3% dos executivos indicam que essa não é uma prioridade no curto prazo.

“Ao mesmo tempo que a IA proporciona enormes benefícios, as empresas precisam investir na integração tecnológica e na preparação de suas equipes para operar essas novas ferramentas. Esse é o grande desafio de agora: como implementar a tecnologia de forma eficiente e em conformidade com a regulação,” observa Ferreira.

O estudo ainda revela que a IA deverá continuar dominando as discussões estratégicas do setor. Cerca de 66,7% dos executivos entrevistados apontam a Inteligência Artificial como a maior preocupação em termos de adaptação tecnológica e operacional.

O estudo da Cinnecta demonstra que a IA, embora ainda esteja em processo de amadurecimento em algumas empresas, já não é mais vista como uma tendência, mas sim como uma ferramenta essencial para o futuro do setor financeiro. As instituições que liderarem esse movimento estarão mais bem posicionadas para capitalizar oportunidades de crescimento e fortalecer suas posições em um mercado cada vez mais orientado por dados.

"A inteligência artificial está redefinindo o conceito de concessão de crédito no Brasil. Instituições que souberem utilizar essa tecnologia a seu favor terão um diferencial competitivo importante em um mercado que exige rapidez, personalização e eficiência na tomada de decisões," conclui Ferreira.

Sobre a Cinnecta
A Cinnecta, faz parte do grupo Matera, e é uma empresa de inteligência artificial, especialista no entendimento do comportamento de clientes para identificação de oportunidades de ativação, fidelização e rentabilização da base. A sua plataforma, Cinnecta Revenue, entrega recomendações que impulsionam a tomada de decisões e maximizam o valor dos clientes: com foco em principalidade, rentabilidade (NBO), fidelização e jornada de crédito.

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