O juiz eleitoral Baldur Rocha cassou o registro da candidatura do prefeito de Taipas, Sílvio Romero (candidato à reeleição) pela prática de abuso de poder na campanha eleitoral. A decisão foi prolatada no último domingo e, a poucos dias das eleições, beneficia diretamente o ex-prefeito Joaquim Carlos, também candidato a prefeito da cidade pelo PSD.

Sílvio julgou procedente representação contra propaganda institucional da Prefeitura da cidade em plena campanha eleitoral, expediente proibido pela Legislação. Além de cassar o registro da candidatura, o juiz aplicou multa de R$ 50 mil e mandou a prefeitura retirar as placas de propaganda.

Escreveu o juiz: Reconheço que o representado SÍLVIO ROMERO CARDOSO RIBEIRO ARAÚJO incorreu em conduta que configura abuso de autoridade, tendo em vista o nítido caráter eleitoral da publicidade institucional.

Ora, em um Município como Taipas do Tocantins, onde concorrem apenas 2 (dois) candidatos ao cargo de Prefeito (e um dos candidatos é o atual Prefeito e ora representado), a afixação de placas tem a intenção de incutir no eleitor a ideia de que o atual gestor está realizando melhorias na cidade e que seria o melhor candidato ao pleito eleitoral que se aproxima, afrontando a paridade de armas entre os candidatos.

A decisão teve também parecer favorável do Ministério Público que pontuou pela decretação da inelegibilidade dos representados, pela prática de abuso de poder político, nos termos do artigo 22, caput e inciso XIV, da Lei Complementar Federal nº 64/90; (2) pela cassação dos registros de candidatura de Silvio e Maria do Socorro, por terem sido beneficiados pela prática de abuso de poder político, nos termos do artigo 22, caput e inciso XIV, da Lei Complementar Federal nº 64/90.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Ponto Cartesiano

O procurador da República Humberto Aguiar Junior (MPF/Tocantins) entende que a ação de improbidade administrativa, originária da Ope...

Os policiais penais decidiram na noite de ontem entregar os cargos (funções) no sistema penal do Estado. Na manhã desta quinta, 52 dois deles já...

A sessão de ontem do Legislativo estadual foi uma  eloquente demonstração da força que move os deputados no seu desvio de rep...