É acintosa a justificativa da BRK para água com cheiro de esgoto e gosto ruim denunciado pelos moradores da região Sul de Palmas.
E mais escandaloso é que a situação recorrente não enfrenta qualquer reação consistente dos poderes públicos da cidade.
A BRK é paga (com uma das tarifas mais caras do país) justamente para tratar a água pela qual não paga um centavo.
E o que a empresa disse (conforme está no Jornal do Tocantins): o problema seria o baixo volume do ribeirão Taquarussu Grande e que a água teria sido bombeada com vegetação!!!!
Ora, para quê mesmo se paga a conta exorbitante de água e esgoto na Capital? A BRK não é obrigada a entregar água potável aos consumidores???
A BRK e suas controladas tiveram um lucro bruto de janeiro a junho deste ano de R$ 2,041 bilhões. É o que está no seu balanço publicado em 13 de agosto.
A BRK Ambiental em Palmas ainda é tratada no balanço como uma concessão da Companhia de Saneamento do Tocantins/Saneatins e vai o contrato até 2049!!!! São 46 municípios.
A Saneatins não existe mais e a concessão foi assinada e aditivada com a prefeitura de Palmas e não com o Estado. O capital da BRK é todo privado. O controle acionário é da Brookfield (70% das ações) e Fundo FGTS (30%).
Ainda assim os vereadores encenaram uma CPI que não saiu do lugar. Não por falta de motivos mas excesso daquilo que a população já conhece de seus representantes.
Cadê o Ministério Público? E os vereadores que disputam novo mandato? E os deputados? E a prefeitura?