Tomando como ponto de observação congressistas encontrados ontem pelo blog e próximos ao Palácio Araguaia, o Grupo dos 5+ teria fragilidades nem só semânticas (o sinal de mais não é o mesmo que de maiores) mas também políticas.
O primeiro fator da equação é que Dorinha Seabra não estaria tão perto, mas também nem tão longe de uma composição com o Palácio.
Não seria impossível uma aliança. Haveria certo grau de probabilidade de ser encetada. Apesar de resistências internas aqui e acolá.
E não se viu atritos maiores entre a Senadora e o Governador que pudessem aumentar o espaço entre ambos. Situação diferente daquela erguida com o vice Laurez Moreira.
Não é incomum, entretanto, observar na classe política rejeição das pesquisas que apontam a possibilidade-real e exponencial de Dorinha.
Um reducionismo imprudente e que, na subestimação do ativo, favorece a própria senadora que é brindada com a inclusão fora da massa crítica.
Uma blindagem que lhe é extremamente conveniente quando os demais enfrentam a ira "dos Deuses". E vai esticando a corda a seu modo.
Há, também, estatísticas que relativizariam o suposto ativo eleitoral dos prefeitos dos cinco maiores colégios.
Na última eleição (2022), desses cinco municípios, Wanderlei só foi derrotado em Araguaína (46,59% X 41,89%), onde Ronaldo Dimas era candidato ao governo e o prefeito era o atual Wagner Rodrigues.
Ele venceu em Paraíso (Celso, oposição), Porto (Ronivon, oposição), Palmas e Gurupi.
Do G5+, portanto, três pediram votos contra o Governador que foi eleito (Paraíso, Porto, Araguaína). Mas Wanderlei teve, exceção a Araguaína, maioria nos quatro demais municípios do G5+.
E venceu as eleições por 58,20% a 22,86% do candidato dos prefeitos que formavam a maioria do G5+.
O problema para uma composição agora é que existem pretendentes D+ e cargos D-
E Wanderlei faz um governo com aprovação popular e desempenho fiscal melhor do que os governos anteriores.
O governo pode,assim,estar com a faca e o bolo.
Ah.LA., no ano passado candidatos apoiados pelo governo foram derrotados.
Sim, mas o Republicanos ainda elegeu 56 deles. E eleição estadual difere da municipal. E muito.