O Confaz aprovou ontem os projetos encaminhados pelo Executivo estadual, exceção dos incentivos aos produtores de tilápia. De quatro propostas apresentadas, três foram aprovadas sem questionamentos.
A reunião do Confaz foi aberta ontem pelo governador Wanderlei Barbosa e presidida pelo representante do Ministério da Fazenda, Robson Barreirinha (Secretário Nacional da Receita Federal), Flávio César, (presidente do Comsefaz) e os 27 secretários de Fazenda do país.
O projeto sobre as tilábias - que atendia diretamente os produtores do Estado - ficou sobrestado para novas avaliações. O secretário da Fazenda do Paraná pediu que o projeto retornasse ao grupo de estudos para dar prazo de avaliação de questões internas.
O receio do Paraná seria a possibilidade de adesão dos Estados produtores vizinhos como São Paulo.
O secretário da Fazenda do Tocantins, Donizethi Silva, considerou um grande êxito do governo de Wanderlei Barbosa a aprovação da maioria dos projetos.
Dentre os quais o que beneficia as operadoras de linhas de transmissão de energia elétrica. E que teve,ainda, a adesão dos governos de Pernambuco e Rondônia. Outro projeto aprovado foi o do Lixo Bom, da Secretaria de Indústria e Comércio.
“O Tocantins é passagem das linhas e também fornecedor de energia para o País. As linhas existentes já estão comprometidas e é necessário novos investimentos nelas. Para que haja novos investimentos em geração de energia”, salientou Donizethi.