O vereador Folha (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), apresentou requerimento solicitando a compra de medicamentos destinados ao tratamento de pessoas com síndrome metabólica e transtornos alimentares. A iniciativa visa contribuir para o combate à obesidade, auxiliando os pacientes a alcançarem melhores resultados no processo de emagrecimento e na adoção de um estilo de vida mais saudável.

De acordo com o vereador Folha, a disponibilidade desses medicamentos na rede pública de saúde do município pode trazer benefícios significativos para a saúde pública e para a sociedade em geral. "A compra e distribuição gratuita desses medicamentos são de extrema importância, garantindo que todos os cidadãos afetados por essa doença tenham acesso a eles e possam controlar o peso e outras doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão", enfatizou.

Para viabilizar a compra dos medicamentos, o vereador Folha comprometeu-se a destinar este ano cerca de R$ 500 mil à Secretaria Municipal de Saúde, por meio de emendas impositivas.

O requerimento, apresentado em 20 de março, deve ser votado em plenário neste mês de abril e, se aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo para as devidas providências.

Ações de conscientização

Como parte dos esforços para conscientizar a população sobre a obesidade e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de combate a essa doença que afeta milhões de pessoas no mundo e no Brasil, o vereador Folha realizou uma sessão solene sobre o tema no dia 4 de março, em alusão ao Dia Mundial da Obesidade. Também de autoria do presidente da Casa de Leis, visando estimular um debate amplo e inclusivo sobre o assunto, foi proposta e realizada uma audiência pública em 22 de março, que reuniu especialistas, autoridades da saúde e representantes da sociedade civil.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Estado

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) publicou, na noite desta sexta-feira, 20, a prorrogação por mais dois anos do prazo de validade do concurso p&u...

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins concedeu liminar, atendendo a pedido do Ministério Público do Tocantins (MPTO), para suspender parcialmente o con...

O Governo do Tocantins prorrogou o prazo de adesão ao Programa de Recuperação de Créditos Fiscais (Refis) 2024 até o dia 15 de janeiro de 2025 e...