O governador Wanderlei Barbosa esteve ontem com o ministro dos Transportes, Renan Filho.

A preocupação de Wanderlei com as condições das rodovias estaduais é pertinente.

Sua operacionalização é que parece repetir modos antecedentes ao seu governo.

Desde Moisés Avelino (2º governador do Estado) que governos tomam emprestado (ou usam receitas próprias) para asfaltar e pavimentar rodovias.

Óbvio que pistas de rolamento sofrem desgaste com...rolamento. Mas despreocupação com os números e informações é que impressiona.

Após o encontro em BSB o governo divulgou (dentre outras coisas) – repicado sem qualquer correção pelos portais, isso aqui:

“As obras na BR-010/TO entre Gurupi e Aliança do Tocantins, com um investimento total de R$ 200 milhões, incluem a duplicação de 11,25 quilômetros e a construção de passarelas, viadutos e vias marginais. A conclusão desse trecho está prevista para o fim do ano”.

A BR-010 corta o Estado, no sentido longitudinal (Sul/Norte) na margem direita do rio Tocantins.  E a BR-153 no mesmo sentido, só que na margem esquerda do rio Tocantins.

Para este investimento de R$ 200 milhões ter sido na BR-010, ou transporta-se Aliança e Gurupi para o ex-corredor da miséria, por uma ponte qualquer, ou leva-se a BR-010 para o lugar da BR-153.

São pequenos descuidos que levam a grande descuidos. No balanço da Ageto (2023) foram recuperados e asfaltados no ano passado 11 mil e 60 km de rodovias no Estado. O Estado teria 15 mil km de rodovias.

E dias atrás o TCE suspendeu um pregão de R$ 723 milhões para asfaltar rodovias no Estado. Quando existiriam em andamento contratos no mesmo sentido no valor de cerca de R$ 1 bilhão.

Com o Ministro, o governo tratou também ontem da concessão da T0-080 (Palmas/Paraíso) que o Executivo está tomando emprestado R$ 250 milhões em banco privado para duplicá-la junto com a ponte do lago de Palmas.

Ou seja, gasta receita orçamentária estadual para recuperar rodovias e entregá-las ao governo federal para concessioná-las (com ágios) a particulares. Como ocorre na rodovia Palmas/Porto Nacional.

Concessões,por sinal, defendidas como modelo necessáiro pelo próprio governador ontem com o Ministro.

Vai entender.

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