Crédito: Naturatins

Instituições parceiras do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participaram nesta quarta-feira, 4, de reunião para traçarem as estratégias de fiscalização durante o período de defeso da piracema, que teve início no último domingo, 1º e segue até o dia 28 de fevereiro de 2020.

 

Participaram do encontro representantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), Polícia Militar, Delegacia Especializada de Repressão  à Crimes Contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários (Demag) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Na abertura o presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque agradeceu e deu boas-vindas a todos os parceiros. O gestor enfatizou também que para essa temporada da piracema, é fundamental o mesmo engajamento de parceria integrada que ocorreu no período de defeso 2019/2020.

“Na piracema passada houve redução nos números de autuações, comparado com anos anteriores em função das atividades de Educação Ambiental e intensificação dos patrulhamentos realizados com os órgãos parceiros do Naturatins, que visam proteger as espécies da ictiofauna tocantinense, neste período de reprodução dos peixes”, afirmou Albuquerque.

 

Na oportunidade, o diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Instituto, Eliandro Gualberto, relatou a primeira ação da piracema que aconteceu no feriado de Finados, na segunda-feira, 2, nas proximidades da ponte que liga a capital Palmas, ao município de Paraíso do Tocantins. Ele disse que durante a blitz foi apreendido pescado de várias espécies e realizados autos de infração no valor de mais de sete mil de reais em multas.

 

Ações conjuntas

 

Albuquerque o gestor da pasta, reforçou a relevância de ações conjuntas com os órgãos ambientais e de segurança. “Vamos monitorar e fiscalizar os rios, lagos e outros cursos d’ água da bacia hidrográfica Araguaia - Tocantins. As ações serão todas integradas com os órgãos parceiros e terão como foco atividades preventivas e repressivas”, adiantou o presidente do Naturatins.

 

Como parte dos encaminhamentos da reunião, ficou definida a criação de um Banco de Informações a ser compartilhado entre os órgãos, bem como a elaboração de um cronograma das ações que devem ocorrer de forma sistemática e simultânea nas regiões norte, sul e central do Estado.

 

Também compõe a parceria integrada com o Naturatins no período de reprodução dos peixes, isto é, durante a piracema, a Marinha do Brasil (Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins), Fundação Municipal do Meio Ambiente, Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e de Divisas, além da Guarda Metropolitana de Palmas.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Estado

Em cumprimento ao dever constitucional de prestar contas, o Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado, entregou nesta terça-feira, 1, as Contas do exe...

 Nesta quarta-feira, 2 de abril de 2025, ocorrerá o "Grande Ato: TJ Libera Nossa Posse", a partir das 14 horas, em frente ao Tribunal de Justiça do Toc...

Um homem de 33 anos foi indiciado pela Polícia Civil do Tocantins, pelo crime de apropriação indébita, após investigação con...