Em cumprimento ao dever constitucional de prestar contas, o Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado, entregou nesta terça-feira, 1, as Contas do exercício de 2024 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO). O documento apresenta, por meio de dados técnicos, os resultados da aplicação dos recursos públicos, conforme exigido pela Lei Orgânica do TCE/TO e pelas Constituições Federal e Estadual.

 

A entrega foi conduzida pelo secretário-chefe da CGE, Murilo Centeno, acompanhado do secretário do Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva de Moura, e do secretário da Fazenda, Donizeth Aparecido Silva. Os relatórios foram recebidos oficialmente pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), conselheiro Alberto Sevilha.

 

“Os governantes, que administrem bens e valores públicos, devem prestar contas de sua gestão à sociedade e às instituições de controle externo, cumprindo um dever normativo e promovendo a transparência de suas ações. Graças aos esforços concentrados da Controladoria-Geral do Estado e da Secretaria da Fazenda, as análises das contas, a elaboração dos relatórios, bem como a entrega ocorreram antes do prazo regimental, isto é, 4 de abril”, destacou Murilo Centeno.

 

O secretário da Fazenda também enfatizou a importância do cumprimento dos prazos. “Além da obrigação constitucional, nós estamos atendendo a determinação do governador Wanderlei Barbosa, para que a prestação de contas seja feita no tempo correto. Isso consolida o respeito institucional que temos com a Corte de Contas”, concluiu.   

 

Na ocasião, o presidente do TCE falou sobre a relevância das boas relações institucionais entre o Poder Executivo e Judiciário. “A equipe que está trabalhando na atual gestão estadual tem uma experiência de muitos anos na administração e conhece bem as peculiaridades do nosso Estado. Isso facilita muito os entendimentos e o intercâmbio de ideias para a melhor análise das contas possível”, completou Sevilha.

 

Sobre as Contas Consolidadas

 

O superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno da CGE, Benedito Martiniano da Costa Neto, destacou que a Prestação de Contas Consolidadas do exercício de 2024 é composta por onze volumes, além dos anexos. “O material inclui o Balanço Geral do Estado – que abrange os balanços orçamentário, financeiro e patrimonial, além da demonstração das variações patrimoniais, fluxo de caixa e notas explicativas às demonstrações contábeis. Também faz parte da prestação o Balanço Geral por Gestão, que detalha as demonstrações contábeis da administração direta e indireta, além do Relatório do Órgão Central de Controle Interno sobre as Contas Consolidadas e seus anexos”, explicou.

 

A Prestação de Contas do Governo, ato privativo do Chefe do Poder Executivo, segue os princípios fundamentais do Direito Administrativo – Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência – e deve atender às instruções do TCE/TO. Como órgão auxiliar da Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas analisa as contas consolidadas do Estado, avaliando a gestão contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial. Após essa análise, o TCE/TO emite um parecer prévio que servirá de base para o julgamento pela Assembleia Legislativa.

 

Presenças

 

A entrega das contas nesta terça-feira também contou com a presença da diretora de Controle da Gestão Governamental e Prevenção à Corrupção, Kilvania Rodrigues de Melo Miranda, do gerente de Análise, Demonstração e Consolidação das Contas da CGE-TO, Fleuri Pereira dos Santos, e do coordenador do Protocolo do TCE, Edmilson Lacerda.

 

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Estado

 Nesta quarta-feira, 2 de abril de 2025, ocorrerá o "Grande Ato: TJ Libera Nossa Posse", a partir das 14 horas, em frente ao Tribunal de Justiça do Toc...

Um homem de 33 anos foi indiciado pela Polícia Civil do Tocantins, pelo crime de apropriação indébita, após investigação con...

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) divulgou, na tarde desta segunda-feira, 31, os resultados da Operação Narke no Estado, rea...