Crédito: TRE Tocantins

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou neste domingo, 8, os termos da portaria conjunta com o Ministério Público Eleitoral (MPE), que regulamenta os atos de campanha em Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Nova Olinda e Pau D’Arco. A portaria é assinada pelo promotor Eleitoral da 31ª Zona Eleitoral do Tocantins, Caleb Melo, e pelo juiz Eleitoral da mesma Zona Eleitoral, José Carlos Ferreira Machado.

 

Por meio da portaria, a Justiça Eleitoral proibiu a realização de passeatas e comícios eleitorais em áreas livres de acesso ao público, como praças, ruas e parques, nos municípios de abrangência da 31ª Zona Eleitoral. Os mesmos eventos podem ser realizados em espaços fechados como clubes e centros culturais, desde que sejam observadas as condições prescritas na Nota Técnica expedida pela Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins (SES-TO) que orienta a realização de eventos políticos no contexto da pandemia da Covid-19.

 

A Coligação “Arapoema no Caminho Certo” entrou com mandado de segurança, alegando que a portaria proíbe a realização de campanha eleitoral e que viola a Emenda Constitucional (EC) nº 107, que adiou e regulamentou as eleições municipais de 2020. Porém, a Justiça Eleitoral utilizou os termos da própria EC e da Nota Técnica da SES-TO, esclarecendo e ressaltando que não houve restrição a outros atos de campanha eleitoral, mas somente àqueles considerados potencialmente danosos à saúde coletiva em função do contexto da pandemia da Covid-19.

 

Com a regulamentação, a Justiça permitiu a realização de carreatas, desde que candidatos, partidos e coligações observem os termos da Nota Técnica, o limite máximo de quatro pessoas por veículo, as providências para evitar aglomerações de pessoas fora dos veículos e a comunicação antecipada ao Comando da Polícia Militar, para adoção das medidas de segurança necessárias.

 

Por outro lado, a portaria proibiu, além de passeatas e comícios abertos ao público, o uso de fogos de artifício, a distribuição de materiais gráficos de campanha, incluindo “santinhos”, durante as carreatas e comícios, e a propaganda eleitoral no dia da eleição.

 

Recomendação

Em meados de outubro, o MPE emitiu uma recomendação para candidatos, partidos e coligações de Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Nova Olinda e Pau D’Arco, acerca da adoção de uma série de medidas para cumprimento das regras sanitárias de prevenção e de combate da pandemia da Covid-19.

 

Dentre as medidas, que fossem evitados a realização de eventos que ocasionassem grande aglomeração pessoas; a disseminação de informações sobre medidas pessoais de segurança como uso de máscaras e álcool em gel; distanciamento quando da realização de eventos em lugares fechados; a vedação da participação de pessoas do grupo de risco, de crianças e adolescentes nos atos de campanha; e a priorização de atos virtuais em detrimento dos eventos presenciais.

 

O promotor Eleitoral Caleb Melo chegou a ajuizar uma ação eleitoral em vista do descumprimento da recomendação, para proibição de atos presenciais, a exemplo do ocorrido em outros municípios tocantinenses e nos Estados do Pernambuco e Pará. No entanto, a expedição da portaria conjunta foi a solução encontrada.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Estado

Em cumprimento ao dever constitucional de prestar contas, o Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado, entregou nesta terça-feira, 1, as Contas do exe...

 Nesta quarta-feira, 2 de abril de 2025, ocorrerá o "Grande Ato: TJ Libera Nossa Posse", a partir das 14 horas, em frente ao Tribunal de Justiça do Toc...

Um homem de 33 anos foi indiciado pela Polícia Civil do Tocantins, pelo crime de apropriação indébita, após investigação con...